“Mar aberto”: NRP Setúbal desenvolve actividades com FA e GC em S. Vicente
O navio patrulha NRP Setúbal chega amanhã, 20, a ilha de São Vicente para desenvolver um programa de actividades de cooperação com as Forças Armadas e Guarda-Costeira de Cabo Verde, no quadro da iniciativa Mar Aberto. Durante três dias vão ser ministradas algumas acções de formação, treinos conjunto e partilha de conhecimentos, focando principalmente no treino de manobra e condução de embarcações miúdas, apoio técnico aos navios da Guarda Costeira – Guardião e Badejo – bem como outras de dimensões reduzidas.
Estão previstas ainda treino de abordagem das forças anfíbias e das equipas de abordagem cabo-verdianas com formação teórica e prática e exercícios diversos, formação e partilha de experiências na área de limitação de avarias e procedimentos de emergência médica, formação e treino na área do mergulho com a equipa de mergulho da Guarda Costeira, apoio técnico referente aos sistemas de comunicação, tendo como objetivos primordiais a avaliação da instalação das antenas e capacidade de transmissão das mesmas.
O NRP Setúbal, refira-se, é comandado pelo capitão-de-fragata Artur Jorge Marques e possui uma guarnição de 60 militares, dos quais duas mulheres e 58 homens. Inclui ainda uma equipa de abordagem, uma equipa de mergulhadores, um oficial médico naval e um aspirante a oficial da Escola Naval em estágio, contando ainda com a presença de um Oficial da Guarda-Costeira dos Estados Unidos da América e um oficial da marinha do Brasil