Pub.
Pub.
AtualidadeEscolha do Editor

NRP Setúbal em Cabo Verde para intercâmbio com FA e GC e participação “Obangame Express”

O navio patrulha oceânica português NRP Setúbal chega em Cabo Verde na próxima segunda-feira, 14, mais precisamente na cidade da Praia, onde permanecerá atracado até o dia 20. Durante a sua estada no país, está prevista uma série de atividades com as Forças Armadas e Guarda Costeira e a participação no exercício internacional “Obangame Express” com presença de 29 países.

Entre as actividades agendadas com as FA e GC, conforme a nota enviada pela Embaixada de Portugal na Praia, estão formações, treinos e partilha de conhecimento. O foco será principalmente procedimentos de emergência médica, treino de manobra e condução de embarcações miúdas, treino de abordagem das forças anfíbias com formação teórica e prática.

Publicidade

Ainda, exercícios diversos, formação e troca de experiência na área de Limitação de Avarias, demonstração a bordo de ações de manutenção de 1º escalão de botes e de motores de fora de borda, partilha de conhecimento na área de manutenção e operação de equipamentos de comunicação.

O NRP Setúbal irá participar no exercício internacional “Obangame Express” até o dia 21, promovido pelo United States Naval Forces Europe-Africa / United States 6th Fleet. Este tem por objectivo estimular e garantir a cooperação regional e a partilha de informação entre os centros de comando e controlo de operações no Golfe da Guiné.

Publicidade

Outro propósito é o de promover o intercambio de conhecimento na área do domínio marítimo e o trabalho conjunto entre os participantes das forças e unidades navais de 29 países, por forma a incrementar a segurança.

O NRP Setúbal é comandado pelo capitão-de-fragata Artur Marques e possui uma guarnição de 58 militares, dos quais duas mulheres e 56 homens, onde se inclui uma equipa de abordagem e uma de mergulhadores, um oficial médico naval e ainda um aspirante a oficial da Escola Naval em estágio.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo