Pub.
Social

Cabo Verde em alerta devido ao surgimento da gripe aviária na África Ocidental

Pub.

Cabo Verde está em alerta devido ao surgimento da gripe aviária altamente patogénica em alguns países da África Ocidental. A Direcção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária garante que ainda não há suspeita no país, mas está a acompanhar a situação e a preparar medidas para o caso de aparecimento de um surto.

Em comunicado, a DG de Agricultura diz que, enquanto Administração Veterinária, foi alertado pelo Centro Regional de Saúde Animal em Bamako, no Mali, para o ressurgimento da gripe nos países vizinhos. De imediato, decidiu atualizar o plano de contingência para prevenção, controlo e luta contra a gripe aviária altamente patogénica, com a participação de parceiros, preparar-se para ativar a Comissão Nacional do Plano de Emergência e para reforçar a vigilância epidemiológica a nível da Direção de Silvicultura e Pecuária e das delegações do ministério da Agricultura

Publicidade

Paralelamente, indica, está a preparar um laboratório para possível deteção precoce e rápida dos casos, colocou de prontidão as delegações do MAA para o reforço da vigilância epidemiológica no terreno e dos serviços de inspeção sanitária a nível da coordenação e fronteiras internacionais, pontos de entrada de mercadorias, a fim de prevenir a chegada da doença.

Pretende ainda sensibilizar e informar os diferentes actores no sentido de estarem atentos e notificar sobre qualquer eventos e rumores que possam surgir, visando a deteção precoce e resposta rápida. “Apelamos a todos a manterem as aves domésticas confinadas e informar as autoridades veterinárias e delegações do MAA, locais e nacionais, sobre eventuais ocorrências de doenças e mortalidades anormais”, lê-se ainda na nota.

Publicidade

Pede igualmente às pessoas para evitarem o contacto com aves mortas, sobretudo selvagens e migratórias e para alertarem as autoridades em caso de algum evento com as mesmas. Apela ainda ao reforço das medidas de biossegurança dentro das instalações avícolas, nomeadamente higiene pessoal e das instalações, desinfeção e isolamento de doentes.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo