O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas garantiu “não vai haver carnaval” e que já existe um “consenso tácito” por parte dos organizadores neste sentido. Abraão Vicente fez estas declarações à imprensa na Capital do país.
Abraão Vicente acabou assim com quaisquer dúvidas e especulações, mas também com os comentários e críticas, alguns em tom violento. “O Gabinete de Crise vai reunir-se e creio que não vai haver carnaval”, declarou, realçando que haverá em breve uma reunião com os dinamizadores desta festa para lhes passar esta directiva do Governo.
Segundo o governante, “não há condições para a realização de carnavais” nem para a realização de eventos que impliquem ajuntamento de pessoas. “O carnaval é um evento popular e não faz sentido sequer que as entidades públicas promovam actividades virtuais no sentido transmitir on-line”.
O MCIC remeteu para o youtube ou arquivos quem quiser ver a festa, reforçando que não faz sentido que, em período de pandemia, o Estado promova ajuntamento. Este garantiu, entretanto, que vai promover um encontro, com o seu homologo da Administração Interna e os principais organizadores do Carnaval para firmar um entendimento neste sentido.
C/RCV e Inforpress