Quatro leões do Jardim Zoológico de Barcelona – três fêmeas e um macho -, estão infectados com a Covid-19. Trata-se do segundo caso mundial conhecido de infecção em grandes felinos, depois dos leões e tigres de Bronx.
De acordo com informações avançadas pela imprensa, os animais apresentam sintomas leves e a capacidade de infectar humanos é baixa, pois com os leões geralmente já existe uma distância natural. A mesma fonte revela ainda que dois funcionários do Zoo também estão infectados.
No dia 23 de abril, a Wildlife Conservation Society informou também que sete felinos do jardim zoológico de Bronx, em Nova Iorque, estavam infectados com coronavírus, depois no inicio do mesmo mês ter anunciado que um tigre da Malásia, de nome Nadia, 4 anos, tinha testado positivo.
“Testámos os tigres e leões com muita cautela e garantiremos que qualquer conhecimento que adquirimos sobre o Covid-19 contribua para a contínua compreensão mundial do novo coronavírus”, informava em comunicado.
Os animais terão apanhado a doença através de um membro da equipa de tratadores que, embora tenha acusado positivo para coronavírus, não apresentava sintomas. Segundo a CNN, estão agora em vigor várias medidas preventivas para as equipas de tratadores em quatro jardins zoológicos administrados pela organização sem fins lucrativos.
C/CM.PT