Pub.
Economia
Tendência

Unitel alerta para fraude com Cartão 24 nas compras online

Pub.

A operadora Unitel T+ alerta, em comunicado, para situações de fraude com cartões 24 nas compras online. Esta alega que algumas pessoas tem conseguido, de forma desonesta e ardilosa, obter dados de cartões de outrem para efectuarem compras. 

De acordo com a operadora, trata-se de um fenómeno grave e com consequências quer para as vítimas, quer para as instituições e empresas. “A Unitel T+ recebeu, recentemente, a reclamação de um cliente que diz ter sido usado o seu cartão para a compra de saldo, num valor elevado, no nosso portal. Uma situação que infelizmente ocorreu, mas que é alheia à Unitel T+, uma vez que os dados necessários para este tipo de operações não são e nunca seriam obtidos no seu sistema”, explica.

Publicidade

Esta tranquiliza dizendo que possui uma plataforma muito segura, que garante a confidencialidade, a fiabilidade e a integridade/inviolabilidade dos dados dos seus clientes. Ainda assim, para reforçar a proteção dos   clientes contra este tipo de fraude, pretende adoptar, nas suas plataformas digitais, as medidas de segurança que estão a ser criadas e implementadas pela SISP – Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos. 

A Unitel T+ aproveita, ainda, para apelar aos utentes a seguirem as recomendações do respetivo banco e das entidades competentes com vista a protegerem os dados do seu cartão Vinti4 e não serem vítimas de fraude/roubo”, diz, sugerindo um conjunto de cuidados, como por exemplo não partilhar informações do seu cartão Vinti4 por telefone ou via email; garantir que o seu cartão Vinti4 não é filmado ou fotografado por outrem.

Publicidade

Lembra que o cartão Vinti4 e o código secreto são de uso pessoal, por isso, não devem ser emprestados a outras pessoas. Adverte ainda as pessoas de que,  ao marcar o código secreto, estes devem estar certo de que o fazem em condições de segurança e confidencialidade, assegurando-se de que ninguém o veja e aconselha, em caso do cartão fica retido no Caixa Automático (Caixa Vinti4), ou em caso de perda, roubo, extravio ou qualquer uso indevido, que informem imediatamente seu banco.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo