Cabo Verde registou hoje mais 68 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 25 na Cadeia Civil de S. Martinho no concelho da Praia, lê-se no boletim diário do Ministério da Saúde e Segurança Social. Mais 52 pessoas tiveram alta hoje, somando-se 2.442 casos acumulados de recuperados. Todas as amostras de S. Vicente voltaram a testar negativos para covid-19.
Relativamente aos casos registados na Cadeia de S. Martinho, o Director Nacional da Saúde afirmou que se trata de um estabelecimento de detenção superlotado, o que favorece o diagnóstico positivo. Artur Correia adiantou ainda que, na sequência dos casos que tinham sido anunciados em relação a cadeia civil, a investigação epidemiológica levou a testagem de vários contactos, que resultaram neste 25 positivos. “Os casos de hoje são amostras do dia 13 que foram divulgados pelo laboratório. Mas todas as medidas já estão em curso desde a semana passada para tentar mitigar este caso“.
Para o DNS as cadeias em geral representam um barril de pólvora que pode explodir a qualquer momento. Em Cabo Verde, pontuou, aguentou-se cinco meses de epidemia com uma situação controlada a nível das cadeias, mas desta vez os resultados apontam que, apesar de todas as medidas, começam a surgir casos positivos. Mas este promete fazer todos os esforços para controlar e evitar males maiores, como tem acontecido em outras paragens.
Em relação aos dados de hoje, frisou, de um total de 408 resultados recebidos, 68 foram positivos. Destas, 238 amostras eram do concelho da Praia, que resultaram em 49 positivos, incluindo os 25 na Cadeia Civil de S. Martinho. Foram recebidos ainda 20 amostras da Ribeira Grande de Santiago, cujos resultados foram todas negativas. Há a registar ainda 2 positivos de Santa Catarina, 2 de Santa Cruz, 5 do Tarrafal.
Foram recebidos ainda 81 amostras da ilha do Sal. Destas 10 testaram positivo para covid-19. Em S. Vicente foram analisadas 18 exames, todas negativas. Igualmente foram recebidas 5 amostras da Ribeira Grande de S.Antão e os resultados foram todos negativos. Com os resultados de hoje Cabo Verde contabiliza 841 casos activos, 36 óbitos e 2 transferidos.
“Em relação aos testes rápidos realizados, já fizemos um total de 45.778, com os dados de hoje. Dizer também que em relação aos PCRs já fizemos cerca de 30 mil testes e os dados dos testes feitos em Cabo Verde colocam o nosso país como o segundo que mais faz testes por milhão de habitantes a nível do continente africano e e na posição 48 no universo de cerca de 200 países do mundo”, avançou o Director Nacional da Saúde.
Sobre os casos em isolamento, Artur Correia informou que estão no Hospital Santa Rita Vieira em Assomada 1 doente e no Agostinho Neto 8. Destes um está em estado grave e outro inspira cuidados especiais, não pela covid-19 mas por causa de outras complicações associadas. “Quando ao jovem de 15 anos tenho a dizer que ele já está recuperado de covid-19, inclusivo já saiu do isolamento. Está neste momento na urgência do HAN a recuperar das outras complicações. Este jovem está estável”, anunciou.
Artur Correia garantiu que, em relação a este caso em concreto, a DNS já mandou instaurar um inquérito a nível da delegacia de Saúde da Praia, no hospital de campanha e que espera ansiosamente o apuramento dos dados. O que se pretende, afirma, é apurar a veracidade a partir da reclamação recebida e amplamente divulgada na comunicação social.