Pub.
Social
Tendência

CMSV inaugura ciclovia e perspectiva alargar a obra até S. Pedro

Pub.

A Câmara Municipal de São Vicente inaugurou na tarde de hoje a ciclovia Djidsal-Lazareto e anuncia intenção de prolongar esta via pedonal até a aldeia piscatória de São Pedro. A informação foi feita pelo presidente Augusto Neves, que anunciou ainda a requalificação da estrada de S. Pedro e a sua transformação numa estrada com quatro vias e uma grande rotunda no Lazareto para desviar o trafego para Ribeira de Vinha e Ribeira de Julião por forma a melhorar a passagem e o movimento de viaturas.

Na ocasião, Augusto Neves não se mostrou minimamente preocupado com as criticas de que a sua gestão guardou todas as obras para a altura de campanha. Limitou a dizer que este é um momento de prestar contas pelo que não vai ter nenhuma dificuldade em fazer inaugurações e mostrar tudo aquilo que fizeram. “Foi tanta coisa que fizemos durante este mandato que não vamos conseguir mostrar tudo isso nos próximos tempos. Mas vamos mostrar algumas obras para a população de S. Vicente, para os cabo-verdianos e os nossos irmãos na diáspora, tudo aquilo que fizemos. Queremos mostrar que estamos a trabalhar”, afirmou o edil mindelense.

Publicidade

Sobre a ciclovia em concreto, segundo o presidente, trata-se de um projecto ambicioso, na porta de entrada da ilha de S. Vicente. Arrancou há algum tempo e a CMSV a quer levar até S. Pedro. “Queremos também abrir esta estrada. Temos estado a movimentar terra porque vamos transformar esta via numa estrada bonita, com quatro vias, duas de ida e duas de volta. Vamos construir uma grande rotunda no Lazareto para desviar o trafego para Ribeira de Vinha e Ribeira de Julião. Esperemos dessa forma melhorar a passagem e o movimento de viaturas,” prometeu Neves, que aproveitou para agradecer os parceiros que têm ajudado a CMSV a concretizar alguns projectos. “Não temos pressa, mas temos a certeza e a convicção de que estamos a trabalhar, dentro das nossas possibilidades, para melhorar a qualidade de vida dos S. Vicente, tornando a cidade mais acolhedora.”

Mais pragmático, o vereador Rodrigo Martins lembrou que esta obra arrancou em 2016, desde DjidSal até o complexo do Lazareto. A ciclovia, frisou, para além de ser importante para a pratica desportiva, possibilitava as pessoas circular em segurança. “O sonho continuou e quisemos levar esta pedonal até ao Parque Industrial. Isso foi possível graças a parceria com a Armando Cunha. Neste momento esta ciclovia tem cerca de 4 km e tem sido utilizada, desde as primeiras horas da manhã até a noite, nos dias de semana e fim-de-semana. O grande desafio agora é levar esta ciclovia mais adiante. Vamos continuar trabalhar e, assim que possível, chegar a S. Pedro”.  

Publicidade

A par desta ciclovia, Rodrigo Martins destacou outras obras que vem sendo inauguradas ou em curso que, a seu ver, mostram o dinamismo desta Câmara Municipal. Já o vereador do Desporto, Anildo Jesus, destacou a vocação desportiva desta zona, sobretudo para a pratica do atletismo e do ciclismo, e apelou às pessoas a fazerem bom uso desta ciclovia.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo