Pub.
COVID-19
Tendência

Bolsonaro pode estar com covid-19: Resultado de teste conhecido esta terça-feira

Pub.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, pode estar com Covid-19. Os sintomas terão começado após um sábado de viagem e festa na hora do almoço, revela hoje o jornal O Globo, na sua sessão “Extra”. Aguarda agora o resultado do teste para certificar se está ou não infectado pelo Sars-CoV-2. 

Foi o presidente quem divulgou a noticia de que pode estar com Covid-19. Conta que, no sábado, fez um sobrevoo sobre as áreas atingidas pelo ciclone bomba, em Santa Catarina. De regresso a Brasília, teve um encontro com os ministros, todos sem máscara. À noite, começou a reclamar de cansaço, que se arrastou para domingo. Ontem, no início da noite, com 38°C de febre, procurou atendimento no Hospital das Forças Armadas e passou por uma ressonância.  Fez um teste para saber se está com coronavírus. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Social, o resultado do exame fica pronto esta terça-feira. “O presidente apresenta, neste momento, bom estado de saúde e está em sua residência”, afirmou a nota divulgada ontem à noite.

Publicidade

Mesmo sem saber o diagnóstico, Bolsonaro começou a tomar hidroxicloroquina com azitromicina. A reportagem alerta, no entanto, que não há comprovação científica da eficácia do uso desses medicamentos. Lembra ainda que, no fim de semana, a Organização Mundial da Saúde comunicou sua decisão de retirar a hidroxicloroquina de seus testes científicos pela ineficácia apresentada pela substância. Segundo a OMS, ela não é capaz de reduzir a mortalidade de pacientes com Covid-19.

Na noite desta segunda-feira, na porta do Palácio da Alvorada, na volta da consulta, Bolsonaro afirmou que “o pulmão está limpo”. “Eu vim do hospital agora, que eu fiz uma chapa de pulmão, tá limpo o pulmão, tá certo?”, declarou aos apoiadores. Pela manhã, ontem, o presidente esteve numa reunião com alguns ministros. Entre eles, Braga Netto e Paulo Guedes.

Publicidade

Bolsonaro chegou a Santa Catarina no sábado, por volta das 8h30 ,e embarcou num helicóptero para verificar os estragos na Grande Florianópolis. Por volta das 10h30, seguiu para Brasília. Celebrou o Dia da Independência dos EUA num almoço na casa do embaixador norte-americano, Todd Chapman. O grupo posou para fotos sem máscara.

Também participaram do encontro os ministros Braga Netto (Casa Civil), Ernesto Araújo (Relações Internacionais), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Fernando Azevedo (Defesa), além de Lorenzo Harris, adido de Defesa dos EUA, o almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos do Brasil e o deputado Eduardo Bolsonaro.

Publicidade

A assessoria do presidente informou que Jair Bolsonaro só retomará sua a agenda após o resultado do exame. De recordar que a avó da primeira-dama foi diagnosticado com Covid-19. A sua situação agravou e foi entubada no domingo. Maria Aparecida Ferreira, 80 anos, e está internada desde a quarta-feira no Hospital de Santa Maria, no Distrito Federal. 

C/Extra-Globo

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo