Laboratório de virologia de São Vicente a funcionar em pleno
O laboratório de virologia de S. Vicente, inaugurado na última sexta-feira para dar cobertura às ilhas de Barlavento, está a funcionar normalmente, garante a presidente do Instituto de Saúde Publica, Maria da Luz Lima, que deixou claro a não divulgação de resultados hoje por este espaço hoje deveu-se unicamente a não entrada de novas amostras.
Maria da Luz, que respondia a pergunta de um jornalista, garantiu no entanto que hoje o laboratório, que tem capacidade para processar 100 amostras em 24h, já recebeu novos exames, cujos resultados serão conhecidos amanhã. Isso numa altura em que, segundo o director do Serviço de Controlo e Prevenção da Doença, o ministério da Saúde se prepara para autorizar quarentena em casa, desde que haja condições para garantir a segurança sanitária no que tange ao isolamento domiciliarias.
“A partir do momento que o MS entender que esta orientação possa ser efectivada da melhor forma possível, a decisão será anunciada. O objectivo de deixar as pessoas no isolamento institucional é no sentido de garantir que todas as medidas de prevenção e precaução estão a ser acautelada”, afirmou Barreto, lembrando que houve pessoas, durante o estado de emergência, não cumpriram com as medidas anunciadas pelo Governo.
Houve ainda, prossegue este insectologista, pessoas em plena quarentena que sairam para fazer testes rápidos à revelia das autoridades. Outras que fizeram colheitas de zaragatoas e que receberam orientação para ficar em casa a espera do resultado e que sairam para fazer compras, o que dificulta a responsabilização em caso de propagação da doença. “Compreendemos que as pessoas têm os seus direitos e existe legislação que temos de respeitar, mas penso que neste momento a segurança sanitária fala mais alto e a população deve entender esta prioridade e colaborar”, constatou.
Relativamente aos dados de hoje, refira-se, hoje foram analisadas 141 amostras, das quais 133 para fins de diagnostico e oito para controlo. O resultado das amostras revelou um total de 13 casos positivos no concelho da Praia. Foram registados ainda cinco casos suspeitos, dois em Santa Catarina, dois no Tarrafal e um no Sal. “Temos 287 pessoas internadas, distribuídas por Praia (260), Santa Cruz (10), Sal (8) e S. Vicente (6). E ainda um no Tarrafal de Santiago, um em Santa Catarina e um na ilha da Boa Vista”, detalhou Barreto.
Um total de 274 pessoas já tiveram alta de isolamento. Mas, no acumulado, 1519 pessoas estiveram em quarentena, das quais 485 no concelho da Praia, 353 em S. Vicente, 110 na ilha do Sal e 375 em Santa Cruz. De recordar que, até o momento, Cabo Verde contabiliza 567 casos confirmados da Covid-19, com o concelho da Praia a contribuir com 84% deste valor. Os activos representam 50,6% e o numero de concelhos afectados elevou-se para oito. A taxa de letalidade global é de 0,88% e de recuperados de 48,5%.
Um contentor duplo bem preparado poderia receber esse equipamento!
queriam muito roubar a SV o laboratório do pescado!
ladrões
Ao final o equipo faz todo e o resultado a interpretar seguindo o folheto ,então pq tanto reparo .