O vice Primeiro-ministro e Ministro das Finanças prometeu hoje em conferência de imprensa proferida na cidade da Praia que os salários de março dos trabalhadores da Cabo Verde Airlines vão ser regularizados nos próximos dias. Olavo Correia avançou ainda serão assegurados os salários destes trabalhadores próximos três meses.
Os trabalhadores da CVA ainda não receberem os salários relativos ao mês de março passado, um atraso que este governante justificou com problemas de tesouraria da transportadora aérea de bandeira. Este garantiu, no entanto, que o Governo de Cabo Verde vai intervir para que os seus rendimentos serem assegurados para os meses de março, abril e maio.
“Nos próximos dias a situação dos salários para os próximos três meses ficará completamente resolvida. A empresa não tem tesouraria, não está a aturar e não tem recurso, como é evidente. Neste sentido, vamos encontrar uma solução de financiamento para cumprirmos com as nossas obrigações”.
Segundo Olavo Correia, é uma questão de dias para que uma solução seja fechada e seja então criada um quadro estável para que, nos próximos três meses, o Governo possa repensar o futuro da Cabo Verde Airlines. “Em função disso, os accionistas serão chamados a tomar uma decisão quando ao futuro desta empresa”, reforçou.
Até lá, afirma, será preciso reinventar o Plano de Negócios da CVA para o futuro, em função das circunstancias vividas nos tempos que correm.
Os 39 % do capital detidos pelo Estado obriga a despender tanto dinheiro. Afinal, estes três meses valem quantos milhares de contos. Os 51 % pagam quanto % ?