Foi hoje confirmado o primeiro caso de coronavírus na Bélgica. A infecção foi detetada num cidadão repatriado da cidade de Wuhan, epicentro da epidemia de 2019-nCov na China que já fez mais de 420 vítimas mortais.
O Ministério da Saúde belga informa que o indivíduo infetado está assintomático. Fazia parte de um grupo de nove belgas repatriados este fim de semana de Wuhan, cidade epicentro onde foi detectado o novo coronavírus em dezembro de 2019.
O homem foi entretanto transportado para uma unidade hospitalar especializada. Os demais repatriados continuam sob observação.
Para além da China continental e das regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong, há agora casos de infeção por coronavírus em mais 25 países.
Perante a progressão deste novo vírus, a Organização Mundial de Saúde declarou na quinta-feira passada situação de emergência de saúde pública internacional, o que implicar coordenação à escala global na resposta a esta crise e a implementação de medidas específicas de prevenção.
De referir que esta terça-feira foi confirmado o 10.º caso de coronavírus em Macau, cujas autoridades ponderam mesmo encerrar as fronteiras com o território continental chinês. E em Hong Kong foi anunciada a primeira morte causada pelo coronavírus.
As autoridades chinesas atualizaram hoje para 426 o número de casos mortais. Só na China há mais de 20.400 pessoas infetadas pelo 2019-nCoV.
Fonte: RTP.Pt