Over12: ALAIM surpreende no seu 4º aniversario com abertura de um núcleo de ballet clássico
A Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) surpreende com uma rica programação para a 5.ª edição do Over12 e o seu 4º aniversário, que celebra nos dias 21 e 22. As novidades desta edição são a estreia das peças “Sophia”, do Grupo de Teatro do Centro Cultural Portuguê,s e “Será que a gente influencia o Caetano”, da Cia TartuFaria de Actores do Rio de Janeiro, e a apresentação do projecto “Núcleo de Ballet Clássico” da ALAIM, com supervisão pedagógica da Escola de Dança de Funchal e parceria da Secretaria da Cultura Piauí, no Brasil.
Esta programação, por si só, reflecte uma dinâmica na área de formação informal e de apoio a promoção de eventos nacionais e internacionais que a ALAIM introduziu na cidade do Mindelo nos últimos quatro anos, diz a coordenadora Janaina Alves Branco, para quem este espaço serve ainda para ensaios de dança, musica e teatro. “Hoje quando as pessoas entram neste espaço acontece logo um encantamento e uma vontade imediata para, de alguma forma, fazer parte dele. Temos sentido também o impacto internacional, muitos amigos tem nos contactado para realizar projectos em Cabo Verde, com a ALAIM”, explica, deixando claro que estão sempre de portas abertas e disponíveis para tudo o que seja artístico.
E é com este mesmo propósito que a ALAIM vai lançar o “Núcleo de Ballet Clássico”, no dia 21, que, segundo Janaina Alves, nasce com importantes parcerias, no Brasil, através da Secretaria de Estado do Piauí, com consultoria e tutela da Escola de Dança do Funchal, na Madeira. “Vamos, de certa forma, tentar incentivar o ensino do ballet clássico. Vamos dar formação para crianças e jovens com o intuito de trazermos grandes nomes e escolas de ballet para fazer exames e, quem sabe, testes para os nossos alunos poderem ingressar nas grandes escolas internacionais de ballet. E esta parceria começa-se a materializar já no mês de Marco com a vinda de uma professora para ministrar aulas na Escola de Dança de Ballet Clássico.”
Da programação consta ainda uma homenagem a Sara Tavares, com atribuição do seu nome a nave principal da ALAIM, cuja placa foi confeccionada pelo artista plástico e artesão Albertino Silva. Haverá ainda oficinas residentes, BA Cultura e Oficina de Fotografia, sob a responsabilidade de Queila Fernandes: Oficina de percurssão com Mick Lima: Oficina Sukrinha, coordenada por Janaina Alves e Oficina Ganga. Todos terão oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho a pais e amigos.
Dentro das artes cénicas, o Over12 traz dois grandes espectáculos: a estreia na cidade do Mindelo da peça “Sophia” do Grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo, que já teve uma exibição em Dezembro na Capital. Trata-se de um espectáculo multidisciplinar, com participação especial de Rosy Timas, Yuran Henrique, e Deka Saimor e Janaina Alves Branco na apresentação, inspirado no universo da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, vencedora do Prémio Camões. “Vamos ter também o espectáculo “Será que a gente influencia Caetano?”, esta uma comedia divertida, escrita por um dos mais conceituados dramaturgos brasileiros contemporâneo, Mário Bortolotto. Este espectáculo conta-nos a historia de um musico e o poeta Beto, amigos e parceiros, que se juntam para tentar alcançar a fama. Para isso, estabelecem como meta produzir uma obra musical de peso que consiga influenciar o ícone Caetano Veloso”, informa Janaina Branco.
A peça será exibida no dia 21 às 22 horas no ALAIM, e reposta no dia 22, as 20h30. Paralelamente, os integrantes da Cia TartuFaria vão participar de um workshop sobre televisão, publicidade e teatro para actores e não actores. O programa contempla ainda estóreas para crianças e actuação do Coro Voz D’ Alma, que terá convidados e uma participação musical surpresa e dança com os Streets Breakers e com o bailarino e coreógrafo Rudson dos Santos, que reside na França. A noite termina em festa animada pelo coreógrafo Tony Tavares como DJ e os parabéns ao ALAIM.
Constánça de Pina