A polícia holandesa localizou ontem, terça-feira, 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu de um porto na Holanda em direção ao Reino Unido. O navio, com bandeira dinamarquesa, teve de retornar após detetada a emergência médica a bordo.
As 25 pessoas estavam numa zona de refrigeração do cargueiro dinamarquês “Britannia Seaways” e estão todas vivas. Mas ainda não há detalhes sobre o seu estado de saúde, segundo elementos dos serviços de emergência que prestaram assistência.
Foi a tripulação da embarcação que encontrou o grupo escondido numa zona de refrigeração e que decidiu chamar as autoridades holandesas perante uma “situação médica urgente”, que obrigou o cargueiro a voltar ao porto holandês, revela a agência EFE.
Bombeiros, polícia, ambulâncias e também a Cruz Vermelha enviaram equipas de emergência ao porto de Vlaardingen para socorrer as 25 pessoas, entre as quais se encontra um menor de idade. As autoridades ainda não informou a nacionalidade das pessoas encontradas no cargueiro nem como terão tido acesso à embarcação.
Horas antes, a polícia holandesa revelou ter intercetado um autocarro com 65 migrantes moldavos que entraram escondidos e de forma ilegal na Holanda e que se dirigiam a um centro de refugiados para pedir asilo.
Fonte: CM.PT