O Sport Clube Ribeira Bote junta este final de semana, 05 e 06 de Outubro, o antigos companheiros e amigos do clube e de Chalana para dois torneios quadrangulares de futebol, um séniores e outro de veteranos. As duas provas, que vão acontecer , respectivamente, no Campo de Bitim e no Adérito Sena assinalam também o 42º aniversário do clube.
Disputam o torneio de seniores as equipas do Ribeira Bote, Mindelense, Farense e Santo Crucifixo. Conforme o calendário, no sábado, Ribeira Bote X União Desportiva de Santo Crucifixo e Mindelense X Farense. No Domingo, Ribeira Bote defronta o Farense, enquanto que Mindelense enfrenta a equipa que viajou da Ribeira Grande de Santo Antão, Santo Crucifixo.
Também na modalidade todos contra todos, no sábado jogam os Veteranos Amigos de Chalana x Desportivo de Monte Sossego e Ribeira Bote X Desportivo da Praia. No Domingo, Desportivo da Praia defronta o Desportivo de Monte Sossego e Ribeira Bote os Amigos de Chalana.
O presidente do SC Ribeira Bote explica que ideia inicial era realizar um torneio para assinalar mais um aniversário do clube. Entretanto, a direcção do clube convidou o Desportivo da Praia, que respondeu positivamente. “Decidimos então juntar o útil ao agradável. Chalana foi militar e jogou nos dois clubes, Desportivo da Praia e Ribeira Bote, pelo que decidimos associar este torneio também ao seu nome e prestar esta homenagem.”
Para Arikson “Pe D´Aga” Cruz, Chalana era uma pessoa activa que merece uma homenagem à altura. “Chalana foi um dos grandes jogadores nacional. Jogou na equipa da Ribeira Bote e, após aposentar-se como futebolista, foi dirigente do clube. Foi uma pessoa que sempre primou pela boa estabilidade do nosso clube. Ribeira Bote e futebol foram as suas grandes paixões”.
Chalana foi considerado na sua época um dos melhores jogadores de São Vicente e de Cabo Verde na sua posição. O seu talento valeu-lhe o apelido de “mágico”. “Queremos evocar o talento. Por isso também decidimos fazer este torneio de veteranos, com participação de antigos companheiros. Por isso convidados o Desportivo da Praia, para engrandecer esta homenagem. Esperamos uma grande presença de pessoas para esta festa.”
O internacional cabo-verdiano Chalana, de nome próprio Olavo da Cruz, faleceu aos 56 anos. Esquerdino fino, começou a jogar muito jovem no seu bairro, Ribeira Bote na década de 70. Na década de 80, integrou o Desportivo da Praia e, posteriormente, a Boa Vista. A sua prestação levou-o à Seleção Nacional de Cabo Verde, representando as cores nacionais na Taça Amílcar Cabral, em 1987, na Guiné Conakry, ao lado de nomes como Bissau, Baessa, Nha Kapa, Bera, Raul, Baroti, de entre outros.
Constânça de Pina
Foto: Jornal A Nação
O Ribeira Bote faz homenagem ao Chalana e esquece-se do Clube onde o Chalana começou a jogar, oficialmente, antes de ir fazer a tropa. Jogou mas camadas jovens e no sénior do Grêmio Sportivo Castilho por mais de uma época.
Excelente iniciativa, absolutamente merecida e da qual a família agradece imenso pela consideração, carinho, reconhecimento, e, acima de tudo, pela amizade genuína de verdadeiros amigos e colegas de vida. O meu tio Chalana era uma pessoa exceptional que deixou um legado enorme na minha vida e na vida de muitos mais. O football era sem dúvida uma das suas grandes paixões, tivemos muitas conversas acerca dos seus clubes amados, e com certeza estará a sorrir no céu de alegria por essa iniciativa. Que tenham um excelente fim de semana de comemoração da vida desse homem extraordinário, meu eternamente querido tio Chalana!
Gisele