Pub.
Pub.
Atualidade

Cabo-verdiano Moisés Rodrigues eleito Mayor de Brockton

O cabo-verdiano Moisés Rodrigues, que ocupava o cargo de Conselheiro Geral e presidente da Assembleia Municipal de Brockton, foi eleito interinamente, esta segunda feira, para o cargo de mayor da cidade. Moisés tornou-se assim o primeiro indivíduo de um grupo minoritário em Brockton a exercer um cargo de liderança, ocupando o lugar deixado vago com a morte de Bill Carpenter no passado dia 3 de Julho.

Moisés foi escolhido por unanimidade pelos 11 membros do Conselho Municipal que tinham direito a voto, na madrugada de hoje, hora de Cabo Verde. O conselheiro geral da cidade e presidente da Assembleia Municipal fica no comando até que o novo Mayor de Brockton, eleito em Novembro, venha a ocupar o cargo, com a tomada de posse em Janeiro do próximo ano.

Publicidade

Moisés vinha desempenhando as funções de Mayor desde a morte de Bill Carpenter a 3 de Julho, por ordem hierárquica, até que o City Clerk apelou numa sessão extraordinária para o processo eleitoral. É agora o quadragésimo nono Mayor, desde que a Cidade dos Campeões conhecera o primeiro Presidente de Câmara em 1882, conforme o jornalista Valdir Alves.

O Conselheiro Geral Robert Sullivan foi também unanimemente escolhido para ocupar o cargo de Moisés Rodrigues como presidente da Assembleia Municipal. Em 2013, foi eleito o primeiro cabo-verdiano para o Concelho Municipal de Brockton. Anteriormente ocupara o cargo de Director dos Serviços Comunitários e Desenvolvimento do Mayor James Harrington.

Publicidade

Veterano da marinha de 1983 a 1989, Moisés trabalhou como especialista na protecção de crianças da Arquidiocese de Boston. É também o director executivo da Associação cabo-verdiana de Brockton, uma organização sem fins lucrativos servindo a comunidade e não só desde 1977.

Moisés Rodrigues, 57 anos, viajou para os EUA ainda criança. Completou seus estudos liceais no Brockton High School e foi deputado cabo-verdiano pelo círculo das Américas durante cinco anos. Este ano defendeu uma portaria da Brockton United, conjuntamente com o Conselheiro Geral Jean Bradley Derenoncourt, que o Mayor Bill Carpenter considerou uma lei de “cidade do santuário” que restringiria a polícia de Brockton de fornecer informações sobre as pessoas sob a alçada de leis federais de imigração.

Publicidade

O haitiano Derenoncourt é, conjuntamente com o jovem político cabo-verdiano Jimmy Pereira, um dos candidatos às eleições gerais da cidade, em Novembro. São ainda candidatos a estas eleições Marcelin Ruggeri, Steven P. Foote, Paul H. Cavanaugh, Tony Branch e Carina Mompelas.

C/Valdir Alves

Foto: Enterprisenews


Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo