Pub.
Mundo

Sismo de magnitude 8,3 sacode Norte do Peru

Pub.

SUm forte sismo de magnitude 8,3 na escala de Richter foi registado durante a madrugada de hoje no Peru. O tremor foi sentido também na Colômbia, sem registo de vítimas ou danos, informa o Serviço Geológico Colombiano.

Um boletim preliminar do organismo indica que o sismo ocorreu às 02:40 locais (09:40 em Cabo Verde) e teve como epicentro um ponto no centro do Peru, tendo sido sentido com intensidade em toda a Colômbia.

Publicidade

O Presidente do Peru, Martín Vizcarra, reagiu no Twitter, apelando à calma: “O forte movimento telúrico ocorrido nesta madrugada sentiu-se em várias regiões do país. Estamos a avaliar quais as zonas mais afectadas. A todos os nossos cidadãos peço que mantenhamos a calma”, escreveu.

O Instituto Geofísico do Perú, através da plataforma ‘Twitter’, divulgou, de acordo com a agência Efe, que a essa hora foi registado um sismo de magnitude de 7,2 no Alto Amazonas peruano, a setenta quilómetros a sul do distrito de Lagunas e a uma profundidade de 141 quilómetros.

Publicidade

Já os Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) referem que o abalo foi sentido não só no Peru, mas também no Brasil, Colômbia e Equador. AS autoridades norte-americanas afirmam que o epicentro do terramoto está a cerca de 180 quilómetros a este da cidade de Moyobamba e a uma profundidade de cerca de 105 quilómetros.

C/Expresso e Publico.pt

Publicidade
  •  

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo