Presidente da Guiné Equatorial inicia visita oficial a Cabo Verde
O Presidente da República da Guiné Equatorial inicia esta segunda-feira uma visita oficial a Cabo Verde. Durante três dias, Teodoro Obiang vai cumprir uma vasta agenda, que inclui a discussão de questões bilaterais e a assinatura de vários acordos de cooperação entre os dois países.
O programa destaca um encontro com Jorge Carlos Fonseca, que preside a Conferência dos Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Neste sentido a visita, que acontece no quadro das relações bilaterais entre os dois países, prevê reuniões entre as delegações dos dois países, chefiados pelos ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Obiang será ainda recebido pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos. Do programa consta ainda visitas ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), Data Center, Cidade Velha, Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e à Escola de Hotelaria e Turismo (EHTCV).
Para terça-feira, está previsto a assinatura de acordos bilateriais entre os dois países. Do programa consta ainda uma viagem da delegação do Presidente da Guiné Equatorial estará em São Vicente. Fará visitas ao presidente da Câmara Municipal, ao Centro Oceanográfico e ex-ISECMAR e terá encontro de trabalho com o Ministro da Economia Marítima.
Guiné Equatorial foi o último país a integrar a CPLP. É um dos maiores produtores de petróleo da África subsariana e tem o maior produto interno bruto do continente. Apesar disso, é um país de desenvolvimento médio.