Pub.
Mundo

Imigrantes detidos de forma “desumana” nos EUA

Pub.

Centenas de imigrantes estão detidos numa cerca de metal ao ar livre em El Paso, no estado norte-americano do Texas, fronteira com o México. A agência de imigração dos EUA diz que as instalações da cidade estão sobrelotadas.

No recinto estão pessoas que passaram a fronteira em família e sem documentos, na área metropolitana de El Paso, que fica praticamente colada a Ciudad Juárez, no lado mexicano. Os agentes norte-americanos garantem que estas podem ter acesso a água, comida e avaliação médica.

Publicidade

Em El Paso, os imigrantes são enviados para a cerca de metal com cobertores e, segundo os agentes norte-americanos, podem ter acesso a água, comida e avaliação médica. Ninguém sabe quanto tempo serão mantidos no espaço, enquanto aguardam que as autoridades tratem dos seus processos, disse à agência Reuters o agente Ramiro Cordero.

Quando chegam no território norte-americano, os imigrantes entram no sistema da Agência de Segurança na Fronteira para serem abertos processos de deportação ou permanência. “Pode ser um par de horas, pode ser mais do que isso, pode ser uma noite, não sei dizer. Não é possível dizer, com tanta gente que está aqui”, disse Cordero.

Publicidade

O agente explicou ainda que, por esta altura, uma média de 570 pessoas passam a fronteira a cada dia entre Ciudad Juárez e El Paso. Segundo a agência, este é o número mais elevado da última década.

As estatísticas oficiais mostram que o número de imigrantes que passam a fronteira sozinhos é muito inferior ao que acontecia no início dos anos 2000. No entanto, nos últimos anos registou-se um aumento do número de famílias – ainda assim, o número total tem vindo a descer todos os anos.

Publicidade

Em 2018 entraram pela fronteira entre México e EUA 525 mil pessoas indocumentadas, um aumento em relação a 2017 (415 mil), mas menos do que em 2016 (553 mil).

C/Público

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo