Pub.
Pub.
Atualidade

Ex-funcionário pede auditoria e promete apresentar provas de corrupção na ASA

O ex-funcionário da Aeroportos e Segurança Aérea, Armando Gonçalves, desafiou as autoridades a efectuarem uma auditoria a ASA para comprovar todas acusações feitas ao administrador Nuno Santos e ao director do Aeroporto Internacional Cesária Évora, Teófilo Figueiredo. Gonçalves, que reagia ao comunicado da ASA e à conferência de imprensa de Figueiredo, diz-se tranquilo e promete apresentar provas no seu “devido tempo”.

Para este ex-funcionário da ASA, tanto o comunicado da empresa como a conferência de imprensa, são tentativas claras de desviar a atenção das pessoas das denúncias de corrupção na ASA. “Atacam-me com inverdades, demonstrando claramente o desespero, o descontrolo e a falta de argumentos numa matéria extremamente sensível, que exigiria apresentação de provas, contrapondo as minhas afirmações públicas”, responde.

Publicidade

Ao contrário, frisa, confrontados com os actos praticados, se acham no direito de denegrir a sua imagem e bom nome. “Há mais de dez anos que vêm fazendo das suas, enquanto director do AICE e director da Direcção de Engenharia e Manutenção de Infraestruturas Aeroportuárias (DEMIA). Durante este período, os dois fizeram contratos de obras/projectos sem concursos, com valores astronómicos e aprovaram sem nenhuma objeção os valores apresentados pelos fornecedores. No entanto, para aquisição de valores irrisórios, pedem três propostas ´por questão de transparência`”, argumenta.

Cita, como exemplo de projectos alegadamente envolvidos em corrupção, o WSBP (eficiência energética), o de rega gota-a-gota, o de requalificação do pavimento da pista e o de manutenção da cobertura do AICE. Entre os antigos, refere o INECO – Projecto de reabilitação da torre de controle da infraestrutura, de entre outros. “Falo concretamente em tráfico de influência, requisições directas de obras, ou seja, sem concurso público, não obstante os valores elevados. Há casos de obras que ultrapassaram os 20 mil contos.”  

Publicidade

Chantagem

Relativamente a tentativa de chantagem referida pela ASA e retomada por Figueiredo, segundo Gonçalves, não passa de folclore para iludir a opinião pública. “Fiz sim uma proposta de prestação de serviço de manutenção para o AICE, depois de uma conversa telefónica (gravada) com o PCA. Este pediu-me para enviar uma proposta para atenuar a minha saída, depois de uma comunicação via SMS, onde informei-lhe da minha intenção de denunciar actos de corrupção que vinham sendo praticados na ASA”, confessa.

Publicidade

Estranha por isso a conotação da sua proposta com chantagem porque há outras empresas que prestam o mesmo serviço nos outros aeroportos, inclusivo por valores superiores. “A minha empresa apresentou uma proposta de prestação de serviço de manutenção no valor de 580 mil escudos. No da Boa Vista, por exemplo, um cidadão estrangeiro presta o mesmo serviço por 900 mil escudos mensal. Então, não vejo onde está a chantagem”, pontua.

Conflito com Nuno Santos

Instado por que só agora decidiu falar de alegadas irregularidades, sendo que trabalhou 22 anos na ASA, este explica que a empresa tem um Código de Conduta e não podia fazer denúncias, sob pena de sofrer processos disciplinares, o que aconteceu por duas vezes apenas por discordar de decisões da direcção. Esta é, aliás, a razão do conflito com o administrador.

“Enquanto director do AICE, o Nuno levantou-me processos disciplinares e pediu a minha exoneração do cargo de chefe de departamento, que vinha exercendo há 10 anos. O então PCA, Mário Paixão, deu-me razão, mas o Nuno insistiu e manteve, passando por cima do PCA. Entrou como administrador e o seu primeiro acto foi a minha destituição do cargo. Já não havia ambiente para continuar. Por isso, pedi para negociar a minha saída.”

Quanto aos emails apresentados pelo director do AICE, Gonçalves diz desconhecer os conteúdos dos mesmos, mas desafia Figueiredo a apresenta-los na justiça e a provar que foi ele que os escreveu e enviou. “Posso dizer também que neste momento estou a receber chamadas anónimas com ameaças e tentativas de intimidação. Igualmente estão a tentar invadir o meu email pessoal para apagar documentos. Estão em total desespero”, denuncia.

Em jeito de remate, este admite que dificilmente estaria a fazer estas denúncias se a sua proposta tivesse sido aceita porque também está a defender os seus interesses, após ter sido descartado de forma deselegante. “Fui perseguido e por isso saí da empresa depois de 22 anos de serviço. Trabalhei durante 10 anos como chefe de serviço e fui descartado de forma desumana do cargo por estes dois indivíduos. Não posso ser prejudicado e ficar calado”, conclui.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. Isso completamente sem nexo!
    -Entao diz que tem provas e nao as apresenta?Porque?(Todo o Cabo verde quer ver,inclusive,eu).
    -Aponta “casos de corrupcao” e diz “alegadamente”.Porque?(Alegadamente significa;CARECE DE CONFIRMACAO!).
    -Foi perseguido e infernizado no seu local de trabalho.Nao se queixou ao sindicato ou outra entidade de apoio ao tabalhador,mas fala amigavelmente com os resposaveis por telefone e inclusive apresenta proposta pessoal.Porque?
    -Diz que nao fez denucia porque a empresa tem regras rigidas nessa materia.Mas so denuciou depois da Admistracao negar,a sua proposta a nivel particular.Porque?
    -Se tem provas,porque nao foi a procuradoria geral da republica,sito na Rua Jaime Mota ou a judiciaria na Avenida Marginal?
    Sabe porque fez isso?Por odio , revanche e persiguicao!!
    Acha que as pessoas teem medo de chantagem?Enganou-se!!!So tem medo de chantagem quem tem rabo preso!
    Teofilo e um individuo integro,humilde,
    trabalhador, e amigo de toda gente.
    Teofilo e filho de um conceituado dirigente desportivo,conhecido em todo S.Vicente e Cabo verde,pela sua seriedade!

    Ps.Se diz que esta a ser ameacado…V a judiciaria e leve os numeros de telefones que o chamou e os email.La eles nao brincam e tomarao todas as medidas para procurarem os prevaricadores e apresenta-los a justica!

  2. “Teofilo e um individuo integro, humilde, trabalhador, e amigo de toda gente.” ????????

    Nunca foi, não é e nem nunca será! Teófilo e o Nuno são dois grandes malandros, basofos, armados em espertos, arrogantes, mentirosos, interesseiros, convencidos, metidos, petulantes, pedantes, presunçosos, pretensiosos, imodestos, soberbos, esnobes, enfatuados, pusilânimes, traiçoeiros, dissimulados, hipócritas, enganosos, embromadores, embelecadores, embusteiros, enganadores, falaciosos, temudos, ardilosos, pusilâmines, crueis, fracos, covardes e frouxos!

  3. Qualquer pessoa nesse pais,percebeu essa artimanha,caro Rui.Quando as decisoes nos e favoravel,dizemos logo;-sao bons individous,os melhores que esse mundo pode ter.Mas quando nao e favoravel,tentamos a todo custo destruir essa pessoa.Outros no anonimato,aranjam todo tipo de esquema para concretizar os seus intentos,como postar de uma forma abusiva,a foto dos visados,nas redes socias com palavras perjurativas.
    Ameacam a pessoa de todas formas,inclusive nao poupando a esposa e os filhos.Cabo verde nao e o Iraque nem o Afiganistao.Estamos num estado de direito,mas tambem de deveres!Deveres com o Estado,a nossa Sociedade e ao proximo!Temos todos o direito, ao bom nome e imagem!
    Ninguem e culpado ate transito julgado!Ou seja,so somos culpados,ate que um tribunal nos condene!Acusar sem provas e crime!
    Se esse tipo de pratica,se comecar a fazer escola nesse pais,ninguem ta imune a ser a proxima vitima.O nome de muita boa gente,em Cabo Verde,vai para a lama,por motivacoes obscuras.Portanto quem se sentir lesado,em qualquer situacao , e em qualquer lugar,deve fazer valer os seus direitos de forma legal e nas instituicoes vocacionadas para tal.

  4. Caro Soncent, conheces os Srs. Teófilo e Nuno? Eu conheço muito bem essas peças, e o que escrevi nem em metade descreve ou adjectiva os dois. São profissionais mediocres que subiram à custa de outras pessoas, com riolas e conflitos e muito engraxamento. Se meritocracia funcionasse em Cabo Verde esses dois seriam dois zeros a esquerda! Eu sei que muita gente na ASA gostaria de poder abrir a boca neste momento e soltar o verbo; mas como disse o Armando e bem, o código interno de conduta impede que isso aconteça. Graças a Deus que eu já não estou preso à essa tirania dos donos da ASA e posso falar à vontade!

  5. Caro,Rui
    Eu acho, que o senhor se enganou,novamente!
    Entao um sector tao exigente como a aviacao civil,sao geridos por “zero a esquerda”?
    Qualquer aeroporto internacional e certificado nao so pela qualidade das suas infrastrura,mas tambem pela SEGURANCA,pela QUALIDADE dos seus recurso humanos, pela sua GESTAO e outros!
    O senhor acha que uma Empresa como a ASA, solida e com reputacao reconhecida a nivel nacional e internacional,uma das melhores de Africa e do mundo e gerida por “zeros a esquerda”.
    Sr.Rui os gestores sao formados nas melhores universidades do mundo,com carreira e com muitos anos de trabslho na area!!!(Cabo verde pode orgulhar-se disso).
    Essas mesmas pessoas sao contantemente colocados em formacoes continua para comprirem ao maior e melhor grau de exigencia nesse sector,tanto a nivel nacional como internacional.
    Para que o nosso pais avancasse na certificacao dos nossos aeroportos internacionais teve que certificar em primeiro,se tinha pessoas formadas e competentes nessa area para geri-las!

    Sr.Rui, quando a nossa motivacao nao e a de procura de justica,aranjamos todas as formas de fazer valer as nossas opinioes e justificar as nossas accoes!

  6. Caro Soncent, ainda bem que a massa operacional da ASA é muito bem formada sim; mas repito: OS OPERACIONAIS! Os diretores toda gente sabe como são nomeados e colocados onde estão. Aliás o Sr. deve saber (segundo as suas palavras suponho que sabe muito bem como funciona a ASA e que talvez até seja um dos muitos gestores mediocres da ASA) que para os operacionais tanto faz quem está no comando. Fazem o seu trabalho na mesma e com qualidade, seguindo altos padrões internacionais supervisionados sempre pela AAC. Alguns diretores, que já foram operacionais, todos sabem que eram operacionais muito fracos (e.g. Nuno Santos e Teófilo Figueiredo).

  7. Caro Rui,nos caboverdeanos lidamos mal com o sucesso dos outros.Temos que aprender a valorizar os outros pelo seus trabalhos.Nao podemos estar a querer deitar sempre abaixo,so porque o outro tem mais sucesso que nos!Devemos sim,elogiar e usar como referencia,para que um dia possamos chegar la.Sabe,caro Rui,nos somos consequencia das nossas decisoes tomadas no passado.Para se chegar longe,temos que trabalhar muito,ser dedicado e desciplinado.Essa e a chave do sucesso!Nos caboverdeanos as vezes nao gostamos muito do nosso vizinho,so porque comprou um carro novo ou uma casa.Detestamos o nosso colega de trabalho so porque foi promovido e nos nao.Detestamos os nossos familiares porque sao rico e nos nao.Tudo tem seu tempo e sorte!Nao podemos continuar com esse tipo de praticas,porque e mau para a nossa relacao inter-pessoal e familiar.Caro Rui,va a luta,com fe em Deus,estude bastante,se dedique ao trabalho e se esforce mais,garanto-lhe que chegara a sua vez!

  8. Desculpe,caro Rui
    Eu nao quis chamar-lhe de invejoso,so acho incorreto o sr. estar a colocar a competencia dos outros em causa,nao sendo perito na materia!
    O sr. sabe o que e um concelho de admistracao ou um PCA?Um concelho de Admistracao e formado por responsaveis de varias areas digamos numa empresa.Exemplo;responsaveis pelo transporte,segunca;manutencao etc.As decisoes sao tomadas em unanimidade por todos.Tudo o que tem haver com a empresa e decidido nesse concelho.O PCA e o topo da herarquia do concelho da admistracao e tem a responsabilidade de executar as decisoes tomadas por unanimidade por esse memo concelho.Ou seja,nao decide por conta propria e nem nenhum desses resposaveis decide tambem por si so.Toda a decisao de uma empresa e tomada em colectivo por esse concelho.
    Mirar A ou B, e responsabilizar sobre certas decisoe e pessoalizar certos assuntos.
    Repito,o PCA nao decide nada apenas executas decisoes tomadas por esse concelho de aministracao,que e formado por varios responsaveis de diversos departamento de uma empresa!Nao sei se consegui me explicar?Quando apontamos o dedo a A ou B, ou e porque desconhecemos como funciona um concelho de administracao ou porque tentamos pessoalizar os nossos assuntos e problemas, em que a motivacao e obscura!

  9. Meu Caro Soncent,
    Antes mais, dispenso os seus aconselhamentos. O Sr. não me conhece e nem sequer sabe em que categoria ou escalão me encontro (dos que não estudaram, dos que estudaram, dos que obtiveram sucesso ou não, etc), portanto tenha calma, relaxa e debata com educação e honestidade. Mas não vou me alongar muito neste debate porque não sou de perder tempo com pessoas que se acham mais bem sucedidas que outras apenas baseando em posses materiais. Neste caso os grandes barões de droga deviam estar a gerir grandes empresas e governos certo? Voltando à ASA: trabalhei muito tempo nesta empresa e conheço melhor que muitos como funciona o negócio da ASA. Aliás os que estão no comando neste momento não percebem NADA daquilo! Repito: não percebem mesmo nada daquilo! Mas meu caro, ainda não percebi porque tanto defende esse CA que toda gente sabe como foi nomeada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo