São Vicente, Santo Antão e São Nicolau acolhem a partir de hoje, 3 de fevereiro, e até o dia 10, a primeira edição da Adventure Week Cabo Verde (AWCV). O evento, com duração de oito dias, é promovido pelo Governo, através do Ministério do Turismo e Transportes.
Trata-se de um evento de aventura que vai trazer ao país operadores, jornalistas e especialistas de referência mundial, incluindo National Geographic, Lindblad Expeditions, SNP Natuur Reizen e A2Z Adventures. Ocorre no âmbito doProjeto de Assistência e Apoio para o Turismo de Caminhadas, integrado no Projeto de Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul, financiado pelo Banco Mundial, com apoio técnico da Adventure Travel Trade Association, a maior associação mundial de turismo de aventura.
Através do Instituto do Turismo de Cabo Verde, pontua, o evento conta ainda com uma estreita parceria das Câmaras Municipais das ilhas de São Nicolau, Santo Antão e SãoVicente, bem como de operadores turísticos. “Entre os participantes internacionais, destacam-se, a National Geographic, Lindblad Expeditions (EUA), SNP Natuurreizen (Países Baixos), A2Z Adventures (Portugal), além de operadores certificados pela ATTA e meios de comunicação especializados em aventura e sustentabilidade”, sublinha.
Os participantes vão explorar rotas, culturas e experiências selecionadas para mostrar o melhor de cada uma destas três ilhas, sendo que para além da aventura, a AWCV pretende reforçar a imagem de Cabo Verde como destino de turismo de aventura e natureza; atrair operadores e mercados internacionais; promover práticas de turismo sustentável; envolver e valorizar as comunidades locais; estimular a economia das ilhas e fortalecer o ecossistema turístico nacional.
O evento consolida a estratégia de diversificação turística e reforça o papel de Cabo Verde como destino emergente no segmento de aventura – um dos que mais cresce a nível Global, assegura a tutela.







