Pub.
Especiais
Tendência

Mindelenses e turistas dão boas-vindas ao novo ano com fogo de artifícios na Av. Marginal 

Show pirotécnico iluminou o céu da ilha do Porto Grande durante cerca de 20 minutos.

Pub.

 

Mindelenses e turistas deram as boas vindas a 2026 na Avenida Marginal, palco do maior réveillon de Cabo Verde. Milhares de pessoas ocuparam toda a orla  marítima para acompanhar o tradicional espetáculo de fogos de artifício à meia-noite do dia 01 de janeiro que iluminou o céu da ilha de São Vicente por cerca de 20 minutos, como acontece todos os anos. 

Publicidade

A queima de fogos começou em uma toada mais lenta, não se sentia a vibração do público, que assistia o espetáculo quase que em silêncio, salvo por alguns gritos isolados no seio da multidão e, ao contrário dos anos anteriores, também não se ouvia o tradicional “pite na baía”. 

Por conta disso, algumas pessoas começavam a mostrar alguma inquietação e pediam ao povo de S. Vicente para “acordar”  para o novo ano com a sua habitual alegria e espirito festivo. “Não sei o que se passa, mas não estou a ouvir barulho. As  pessoas estão muito quietas e os fogos muito espaçados. O clima está estranho. Este não é o meu São Vicente”, lamentava Hirondina da Luz.

Publicidade

A jovem Alécia Delgado fazia eco destas reclamações. “Este ano os fogos estão a ser disparados em ‘câmara lenta’. Não se sente o entusiasmo habitual. Até parece que o espetáculo está a ser comandado por algum amador,” desabafava com descontentamento. Menos preocupado estava um casal de franceses, para quem o show pirotécnico foi “super”. “Na França não vemos nada disso. O festival dos fogos foi muito bonito”, garantiu a esposa. 

Ao contrário dos anos anteriores, ninguém se atreveu a ir à banhos na “Praia de Cachorro” por causa da lama acumulada, que inclusive mudou a coloração da água. “É complicado. Ainda se vê muita enxurrada na praia. Mesmo assim, decidi molhar os pés, para não matar a tradição”, disse Adilson Almeida, que se mostrou no entanto animado com os minutos derradeiros de fogos, que ganhou intensidade e coloriu  o céu  da ilha.

Publicidade

 

Logo após o fogo de artifício, todos os caminhos foram dar à festa no palco da Rua de Lisboa, onde vários artistas locais a desejarem Boas Festas, seguindo-se as atuações de Josslyn, Loony Johnson e Mark Delman. As celebrações fecharam esta manhã com o tradicional ‘Boas-festas’ da Banda Municipal.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
Botão Voltar ao topo