Pub.
Social
Tendência

Operação “Gangsta”: PJ apreende armas, drogas e viatura e detém 11 suspeitos, nove ficam em prisão preventiva

Pub.

A Polícia Judiciária, através da Seção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada, realizou uma megaoperação em diversos bairros do município da Praia. Foram detidos em flagrante onze indivíduos, sendo um deles uma mulher com idades entre os 23 e os 50 anos, e apreendidos armas, drogas, uma viatura Toyota, uma roqueira, sete máscaras para assalto, um colete à prova de bala, dinheiro e várias armas brancas. Nove dos detidos ficaram em prisão preventiva.

De acordo com a PJ, a operação denominada “Gangsta”, foi concretizada na noite de sábado, 22, no âmbito do cumprimento de  dez mandados de busca e apreensão domiciliária, promovidos pelo Ministério Público e emitidos pelo Juízo de Instrução Criminal do Tribunal da Comarca da Praia. Na sequência, pontua, foram detidos em flagrante delito 11 indivíduos, sendo uma mulher e dez homens, com idades entre os 23 e os 50 anos. “Os detidos estão fortemente indiciados por suspeita de prática de um crime de formação de quadrilha ou bando, motim, tráfico de drogas de alto risco e posse ilegal de armas”, indica. 

Publicidade

A operação foi desencadeada devido às recentes ocorrências criminais na cidade da Praia, que vinham aterrorizando a população e perturbando a ordem pública, e que já resultaram em trocas de tiros entre grupos rivais e na morte de pelo menos três jovens no bairro de Achada de Santo António. Diz ainda que as suas investigações indicaram que estas ocorrências estão relacionadas com a disputa de zonas de influência, nomeadamente pontos de venda de drogas.

Durante a operação, prossegue, foram apreendidos diversos elementos importantes para a investigação, destacando-se duas pistolas de fabrico artesanal, conhecidas por “boca bedjo”, uma espingarda, uma caçadeira e duas pistolas de marca Makarov e Firestone, ambas de calibre 9mm, com os carregadores, 21 munições de calibre 9 mm, 20 munições de calibre 7,65 mm, 15 cartuchos de calibre 12 mm e duas munições de calibre 50 mm.

Publicidade

Esta polícia destaca a gravidade da apreensão das munições de calibre 50 mm, utilizadas em armas de guerra do tipo metralhadoras, altamente perfurantes, com alcance de até 6.900 metros e potencial para derrubar helicópteros e aeronaves. Quanto a drogas, foi apreendida uma certa quantidade de cocaína, acondicionada em fragmentos de plástico prontos para comercialização. Submetida a testes laboratoriais, a droga apresentou elevado grau de pureza, suficiente para 110 doses individuais, além de duas balanças de precisão e equipamentos para confecção e acondicionamento de drogas, detalha. 

Foi apreendida uma viatura Toyota, uma soqueira, sete máscaras para assalto, um colete à prova de bala, várias armas brancas e cerca de 60 mil escudos, acrescenta, revelando que os detidos são reincidentes com várias passagens pela Polícia e ligação a outros processos criminais semelhantes. Aliás, indica, alguns já haviam sido condenados pela prática de ilícitos da mesma natureza, mas, segundo a investigação, continuaram a desenvolver atividades criminosas.

Publicidade

Os detidos, de nacionalidade cabo-verdiana, foram apresentados às autoridades judiciárias  na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro, até hoje, 26 de novembro, para o primeiro interrogatório judicial, tendo o Tribunal da Comarca da Praia decretado as seguintes medidas de coação: prisão preventiva para 9 detidos do sexo masculino e apresentação periódica às autoridades para dois dos detidos, entre os quais a mulher e mais um homem detido. Os arguidos deverão, assim, aguardar sob estas medidas trâmites processuais.

As investigações continuam.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo