Pub.
Mundo
Tendência

Sem acordo no Senado, governo federal dos EUA entra em ‘shutdown’

Pub.

O governo federal dos Estados Unidos da América entrou em paralisação parcial após impasse entre republicanos e democratas, que não conseguiram chegar a acordo sobre uma lei provisória de financiamento, afetando milhares de funcionários. É a primeira vez em sete anos que o Governo norte-americano entra em “shutdown”.

O Senado não aprovou uma proposta de financiamento temporário que já tinha sido aprovada pela Câmara dos Representantes, noticia a imprensa. Apesar de os republicanos deterem a maioria com 53 lugares, não conseguiram os 60 votos necessários para ultrapassar o bloqueio democrata. Três democratas votaram a favor da proposta, mas não foi suficiente para evitar a paralisação.

Publicidade

A medida, que suspende temporariamente as operações não essenciais do Estado, é a primeira paralisação governamental em quase sete anos. A última ocorreu no primeiro mandato de Donald Trump, quando as funções governamentais foram suspensas durante 35 dias, em dezembro de 2018.

Este impasse surge no final do ano fiscal norte-americano, que decorre de 1 de outubro a 30 de setembro. Sem um acordo, todas as agências federais ficam sem financiamento, obrigando à suspensão de funções não essenciais e ao envio de centenas de milhares de funcionários para casa, sem remuneração até que o Congresso aprove uma nova lei orçamental.

Publicidade

A administração do Presidente Donald Trump ameaçou com despedimentos em massa no setor público caso a paralisação se concretizasse. “Vamos despedir muitas pessoas que serão fortemente afetadas. E são democratas, vão ser democratas”, afirmou o chefe de Estado na véspera do “shutdown”.

Além das consequências para os trabalhadores federais, a medida poderá afetar o pagamento de benefícios sociais e comprometer o funcionamento de serviços públicos. Agências como a NASA e os serviços de proteção fronteiriça continuarão a operar, enquanto outras, como o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, já anunciaram a suspensão de parte do seu pessoal.

Publicidade

A paralisação do governo federal deverá continuar até que o Congresso consiga aprovar uma nova lei de financiamento. Até lá, a incerteza permanece sobre o impacto económico e social desta medida.

C/Agências de notícias

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo