Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Chuvas em S. Vicente: CMSV diz que nunca se demite das suas responsabilidades e A. Neves fala em aproveitamento político da tragédia

A Câmara Municipal de São Vicente reagiu ao posicionamento da Comissão Polītica Regional do PAICV, que pediu a intervenção das instituições da República no sentido da sua responsabilização devido às perdas humanas e aos avultados prejuízos decorrentes das chuvas de 11 de agosto e a demissão do seu presidente, reafirmando que nunca se demite das suas responsabilidades. Já o presidente Augusto Neves fala em aproveitamento político da tragédia. 

Em um curto comunicado-esclarecimento, a edilidade explica que está e continuará a estar ao lado da população, liderando com determinação a resposta aos estragos provocados pela intempérie. “As equipas têm trabalhado sem parar para devolver normalidade à nossa ilha, através de intervenções no saneamento, desobstrução de ribeiras e esgotos, obras emergenciais, apoio às famílias afetadas através da Loja Social e várias ações de solidariedade que são exemplo para todo o país”, sublinha.

Publicidade

A prioridade, refere o documento oficial, mantém-se inalterada: a recuperação da ilha e a segurança da população. “Todos aqueles que desejem contribuir positivamente serão sempre bem-vindos. Contudo, quem prefere apenas apontar críticas sem dar o seu contributo, revela que não está do lado da solução, mas sim do problema”, pontua, reforçando que seguirá firme, com coragem, responsabilidade e transparência, a honrar a confiança que o povo depositou na instituição.

Já na página do edil, em resposta ao pedido de demissão sugerido pelo líder da CPR, A. Neves entende que está-se a fazer um aproveitamento da tragédia. “É de gravíssima vergonha que, aproveitando-se da tragédia das chuvas de 11 de agosto e da passagem da tempestade Erin, alguns tentem fazer política com a dor alheia. Enquanto milhares de famílias sofriam, enquanto trabalhadores da CMSV, parceiros institucionais e a sociedade civil uniam forças para salvar vidas, limpar ruas, reabrir vias e apoiar os desalojados, muitos que hoje apenas criticam não se fizeram presentes para ajudar”, afirma.

Publicidade

Augusto Neves é taxativo ao afirmar, por outro lado, que nunca fugirá às responsabilidades. “Estou, como sempre estive, ao lado da população, liderando com determinação a resposta aos estragos causados pela intempérie. Temos trabalhado dia e noite para devolver normalidade à nossa ilha, com intervenções no saneamento, desobstrução de ribeiras e esgotos, obras emergenciais, apoio às famílias através da Loja Social e ações de solidariedade que têm sido exemplo para o país”, especifica. 

A. Neves deixa claro que a sua prioridade, enquanto Presidente, continua a ser a recuperação da nossa ilha e a segurança da nossa população. E termina reafirmando que a CMSV estará sempre aberta a todas as pessoas e entidades que queiram contribuir para que São Vicente volte à normalidade.

Publicidade

Foto:Arquivo

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo