A Seleção de Cabo Verde venceu os Camarões por 1×0, golo apontado por Dailon Livramento no arranque da segunda parte, em jogo da 8.ª jornada do Grupo D de apuramento africano para o Mundial 2026 e está a uma vitória de garantir a sua primeira presença na fase final da competição. O ambiente que era de festa devido a ligeira ascendência dos Tubarões Azuis sobre o adversário ao longo dos 90 minutos, explodiu após o apito final, com o público a invadir o campo.
Foi um jogo emotivo do primeiro ao último minuto para o público e histórico para o combinado crioulo. Na primeira metade, a seleção de Cabo Verde teve ligeira ascendência sobre a sua congénere dos Camarões, que parecia esperar o contra-ataque para tentar surpreender os Tubarões Azuis. Nesta altura, Vozinha raramente era solicitado e se posicionava como um espectador atento.
As duas equipas foram para o intervalo com o nulo no placar. Mas, no regresso do balneário, o camisa 9, Dailon Livramento, chamou a si o protagonismo do jogo e marcou um golo digno de qualquer grande partida de futebol. Dailon festejou efusivamente este feito e tinha todos os motivos para estar feliz.
O golo despertou os Camarões que, a partir de então, se acercou da baliza de Cabo Verde. Vozinha exibiu então todas as suas credenciais com defesas importantes que mantiveram a inviolabilidade da sua baliza. A sua confiança contagiava os colegas e o treinador. E Vozinha conseguiu segurar vitória.
No final da partida, em declarações à RCV, Vozinha tranquilizou os presentes dizendo que ainda nada está ganho, mas reconheceu que, com esta vitória Cabo Verde deu um passo importante na perseguição do sonho do mundial. “Esta vitória é para todos os cabo-verdianos e também para a população de São Vicente, que sofreu muito com as recentes chuvas. Ainda não conseguimos nada, mas temos de celebrar esta vitória. Ainda temos mais dois jogos.”
Sobre a invasão de campo, o guarda-redes garantiu que o público é sempre importante e que, independentemente de tudo, a seleção é do povo. “Nunca tinha visto algo similar. Já tinha visto o estádio cheio, mas esta invasão mostra que os cabo-verdianos estão com a sua seleção e foram mais um elemento que nos ajudou a vencer o jogo. Estamos agradecidos por esta moldura,” afirmou.
Cabo Verde soma 19 pontos e é líder isolado do Grupo D, seguido dos Camarões (15 pontos), Líbia (14), Angola (7), Maurícias (5) e Essuatini (2). A seleção nacional precisa conquistar três pontos em dois jogos para garantir uma vaga inédita no Mundial, que vai ser disputado nas cidades de Boston, Dallas, Boston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Atlanta Nova Iorque/Nova Jersey, Filadélfia, São Francisco e Seattle (EUA), Toronto e Vancouver (Canadá) Guadalajara, México e Monterrey (México.