Pub.
Social
Tendência

Débora Carvalho desloca-se aos EUA para promover a Fazenda Esperança e sensibilizar a comunidade para continuar a apoiar as famílias de S. Vicente afectadas pelas chuvas

Pub.

A Primeira-Dama viaja esta sexta-feira para os Estados Unidos para promover o projeto Fazenda Esperança, de que é madrinha. O principal objetivo desta visita, que se prolonga até o dia 8 de setembro, é partilhar com a comunidade cabo-verdiana, dar a conhecer a causa da Fazenda Esperança Cabo Verde e sensibilizá-la para a importância da mobilização de apoios destinados à finalização da construção da Casa Feminina. Esta deslocação assume ainda um caracter solidária urgente, tendo em conta a recente catástrofe de 11 de agosto, em S. Vicente.

De acordo com a Presidência, a Casa Feminina é um espaço dedicado à recuperação de mulheres em situação de vulnerabilidade por uso abusivo de álcool e outras drogas. A Primeira Dama estará acompanhada do responsável da Fazenda Esperança, Padre Ronaldo Lima e, juntos, participarão, a convite da organização, no Festival Cabo-verdiano Nha Tera Nha Kretcheu, no dia 31, onde reforçarão o apelo à solidariedade e ao engajamento da diáspora na concretização desta importante obra social.

Publicidade

“A Primeira Dama cumprirá uma agenda diversificada que inclui encontros com parceiros locais e potenciais novos parceiros. Constam igualmente visitas a uma casa de recuperação de mulheres, a um centro de idosos, a uma escola secundária – através da associação de estudantes cabo-verdianos (CVSA – Cape Verdean Students Association) — para um momento de sensibilização sobre a problemática das drogas, entre outras visitas,” detalha a nota.

Esta revela ainda que a visita da Débora Carvalho assume também uma dimensão solidária urgente, tendo em conta os acontecimentos na ilha de São Vicente, onde chuvas intensas provocaram perdas humanas e elevados estragos materiais. “A Primeira Dama aproveitará este encontro para reforçar a sensibilização da comunidade da diáspora para a continuidade da mobilização de apoios em benefício das famílias que foram afetadas por esta tragédia.”

Publicidade

Esta deslocação enquadra-se no compromisso da Primeira Dama em promover causas sociais que defendem a dignidade humana, a solidariedade e a esperança, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Fundada no Brasil em 1983, a Fazenda da Esperança iniciou suas atividades em Cabo Verde a 28 de janeiro de 2018, atendendo ao pedido do Bispo da Diocese de Santiago, Cardeal Dom Arlindo Furtado. Oferece serviços de recuperação de dependência química, visando resgatar a dignidade e os valores dos usuários de substâncias psicoativas. Dedica-se igualmente à manutenção da sobriedade e à reintegração social de seus membros, transformando vidas e construindo um futuro de esperança.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo