Pub.
Social
Tendência

Navio Valdo, arrastado para a praia da Galé, foi resgatado por rebocador da Enapor  

Pub.

O navio Valdo, ex Djon Dade, que foi empurrado na madrugada desta quarta-feira para a praia da Galé, em São Vicente, foi resgatado por um dos rebocadores da Enapor, confirmou ao Mindelinsite o Capitão dos Portos de Barlavento, Aguinaldo Lima. Ontem, dois iates foram também deslocados, sendo que um deles ainda encontra-se encalhado. 

O incidente com o Valdo, que se encontrava fundeado na baía do Porto Grande, aconteceu por volta das 2 horas da madrugada. Segundo o Capitão dos Portos, na altura parte da tripulação estava a bordo da embarcação. “O navio foi retirado esta manhã por um rebocador da Enapor”, afirmou, acrescentado que ontem dois iates também foram arrastados pelo vento e pela correnteza.

Publicidade

Um deles, diz o Lima, foi resgatado por uma embarcação da Polícia Marítima, enquanto o outro acabou por encalhar na praia do Lazareto, onde ainda está. Questionado se não foi emitido nenhum aviso de segurança, o responsável admite que não foi feito qualquer comunicado porque foi inesperado.  “Foi algo que veio de repente. Mas não acredito que todos os incidentes foram provocados apenas pelo vento ou pelo mar, caso por exemplo, do iate que encalhou e que estava com uma avaria. Pelas informações que temos, estava sem máquina, o que o levou ao encalhe na praia do Lazareto.”

Relativamente à embarcação Valdo, alega que ainda não se sabe as causas do encalhe. “O Instituto Marítimo e Portuário já deslocou uma equipa de inspetores para o navio para inteirar da situação e saber a causa do encalhe, ” pontua, realçando no entanto que, devido a instabilidade do tempo, Aguinaldo Lima revela que o IMP vai emitir um aviso aos armadores, navios e outros, alertando-os para o reforço dos cuidados e para que a tripulação de segurança esteja atenta ao tempo. 

Publicidade

“Diariamente publicamos os boletins meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia no nosso site. Os armadores devem estar sempre atentos às condições do tempo, principalmente por estes dias em que Cabo Verde passa por uma situação de alguma instabilidade a nível atmosférico”, sublinha. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo