Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

“Hanani” entre os filmes portugueses pré-seleccionados para os Oscars 2026

O filme “Hanami”, a primeira longa-metragem da cabo-verdiana Denise Fernandes, nascida em Lisboa e criada na Suíça, está entre os cinco filmes pré-selecionadas para representar Portugal na categoria “Melhor Filme Internacional”, na 98ª edição dos Oscars acontece no dia 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Hollywood.

A informação foi avançada pela Academia Portuguesa de Cinema e revela que, entre 24 longas-metragens elegíveis e enviadas pelas entidades produtoras à consideração, o Comité de Pré-Seleção escolheu Hanani realizado por Denise Fernandes, Banzo por Margarida Cardoso, Os Papéis do Inglês por Sérgio Graciano, Sobreviventes por José Barohona e Sonha com Leões por Paolo Marinou-Blanco. 

Publicidade

A mesma fonte explica que o processo de seleção passará agora por um período de votação entre todos os membros ativos da Academia, de 22 de agosto a 10 de setembro e o vencedor será divulgado posteriormente, em data a anunciar, acrescenta o Comité. Este órgão, refira-se, é constituído pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema, Ana Sofia Fonseca (realizadora e produtora), Fernando Luís (ator), Joana Domingues (produtora), Jorge António (realizador e produtor). Ainda: por Jorge Leitão Ramos (jornalista e crítico de cinema), Renata Sancho (realizadora), Rui Cardoso Martins (argumentista) e Susana Gomes (diretora de fotografia). Os Oscars de 2026 estão marcados para o dia 15 de março. 

Filmado integralmente em São Filipe e Chã das Caldeiras, “Hanami” tem um elenco maioritariamente não-actores. Conta a história de uma menina chamada Nana que vive na remota ilha do Fogo, de onde todos querem sair, mas a pequena Nana aprende a ficar. A mãe, Nia, que sofre de uma doença misteriosa, partiu logo após o seu nascimento. Quando Nana começa a ter febres altas, é enviada aos pés do vulcão para ser curada e lá encontra um mundo suspenso entre sonhos e realidade.

Publicidade

O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Locarno na secção Cineasti del Presente tendo vencido o Prémio de Melhor Realizador Emergente, Prémio Boccalino de Melhor Argumento e obteve uma Menção Especial do Júri “Primeira Longa-Metragem”. E continua a circular por todo o mundo e já ganhou mais de 10 prémios em festivais. Agora vai para Hollywood. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo