O Tribunal da Comarca de São Vicente decretou a medida de coação de prisão preventiva aos quatro homens detidos pela Polícia Judiciária durante uma operação conjunta com a Polícia Nacional realizada nos bairros de Monte Sossego e Ribeira Bote – Ilha de Madeira. Entre os agora arguidos está o indivíduo que fugiu pela janela do tribunal e que ainda não foi capturado.
De acordo com um comunicado divulgado pela Polícia Judiciária, a operação culminou com a captura dos quatro suspeitos, indiciados pela prática de tráfico de drogas de alto risco e foi realizada em cumprimento de quatro mandados de revista, apreensão e buscas domiciliárias, promovidos pelo Ministério Público e emitidos pelo Juízo Criminal do Tribunal da Comarca de São Vicente.
Os indivíduos têm entre os 20 e os 46 anos e, durante as buscas, foram apreendidas cannabis, pedra e pequenas quantidades de cocaína em pó prontas para serem comercializadas. Foi ainda apreendida a quantia de 21 mil escudos, bem como objectos relevantes para a investigação, disse a PJ na nota.
Os quatro detidos, todos de nacionalidade cabo-verdiana, foram presentes às autoridades judiciárias competentes para o primeiro interrogatório judicial no sábado, tendo o Tribunal da Comarca de São Vicente decretado, a todos, a medida de coação prisão preventiva.
Os arguidos encontram-se a aguardar os ulteriores trâmites processuais na Cadeia de Ribeirinha, à excepção do indivíduo que fugiu das instalações do tribunal após ser-lhe comunicado a medida de coação de prisão preventiva. O indivíduo, que ainda continua em fuga, segundo fontes do jornal, é conhecido das autoridades, inclusive já cumpriu uma pena na Cadeia de Ribeirinha por crime de roubo.