A Associação para Defesa do Consumidor promove a partir desta quarta-feira cinco formações, em parceria com o Banco de Cabo Verde, sendo duas em São Vicente e três na ilha de Santo Antão. As ações, que decorrem entre os dias 14 e 16 de maio, têm como objetivo a apresentação do Estudo “Serviços Financeiros”, no âmbito do projeto “Serviços Financeiros Fácil para Todos”.
O estudo, de acordo com a Adeco, visa apresentar aos consumidores destas duas ilhas as ofertas de serviços financeiros disponibilizados por bancos e instituições de microfinanças, de modo que possam se inteirar das opções disponíveis no mercado. “Com essa pesquisa os consumidores adquirem competências que lhes permitem tirar conclusões comparativas, sobre as instituições que oferecem melhores condições de acordo com os seus interesses”, pontua a instituição.
Este foca em cinco tópicos: conta poupança, crédito à habitação, crédito ao consumo, crédito para formações universitárias e taxas de serviços bancários. Já o BCV apresenta os temas “O sistema financeiro Cabo-verdiano: Instituições, produtos e serviços financeiros”, “Microfinanças: Entenda o que são e como funcionam: Regulamentação e Supervisão das Instituições de Microfinanças” e “A proteção do consumidor financeiro”, a cargo do coordenador do Gabinete de Supervisão Comportamental, José Júlio Dias.
Em São Vicente, as formações acontecem hoje, das 10h00 às 12h00, no Centro Social SOS e, das 15h00 às 17h00, nas instalações do “Programa kredita na Bô”, em Fonte Felipe e, em Santo Antão, no dia 15, das 09h30 às 11h30, no Salão Nobre da Câmara do Porto Novo, no dia 16, das 10h00 às 12h00, no Salão Nobre da Câmara de Ribeira Grande e, das 15h00 às 17h00, na Casa da Cultura do Paul.