
O navio Liberdadi encalhou perto da Praia Negra, junto ao Porto da Praia. A embarcação partiu de Santiago por volta das 7h15 da manhã desta segunda-feira em direção à ilha do Fogo com cerca de 200 passageiros, mas após cerca de uma hora de viagem sofreu uma avaria e retornou ao porto de partida.
De acordo com informações avançadas no noticiário das 10 horas da RCV, o navio Liberdadi seguia para a ilha do Fogo, conforme a sua programação. Partiu do Porto da Praia por volta das 7h00 e navegou até às proximidades da Cidade Velha, onde a tripulação detectou uma avaria num gerador e optou por regressar ao porto de partida para fazer as devidas reparações.
Ao chegar ao Porto da Praia, prossegue a mesma fonte, não conseguiram concluir a manobra de atracação e o navio foi parar às pedras ao lado do cais. De imediato um número expressivo de pessoas se concentrou no local e vídeos e fotos do acidente começaram a circular nas redes sociais.
Neste momento, os passageiros e tripulantes estão a ser retirados da embarcação por uma escada improvisada. No local também já se encontra uma equipa de mergulhadores para analisar e definir as intervenções, segundo informações avançadas ao repórter no local pela Proteção Civil.
As autoridades, designadamente a Capitania dos Portos de Sotavento e Instituto Marítimo e Portuário, ainda não se pronunciaram. Refira-se que foi a apenas três dias que a concessionária CV Interilhas anunciou, na sua página no facebook, que o navio Liberdadi já estava operacional e retomou as operações no dia 18 de abril, para cumprir a sua programação nas rotas Santiago/Fogo/Brava.
Na altura, anunciou uma atualização na programação, com viagens no mesmo dia entre Santiago e Fogo (13 horas), Fogo e Brava (18 horas), Brava Fogo (20 horas) e Fogo Santiago (22 horas). Hoje, o navio deveria seguir a programação, ou seja, Santiago, Fogo e Brava, e regresso.
Foto do Facebook