Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Jovem talento Emy Benrós faz primeiro concerto no CCM

A jovem talento Noemi “Emy” Benrós, que emergiu nas redes sociais, realiza este sábado, 1 de fevereiro, o seu primeiro concerto público, no Centro Cultural do Mindelo. Com duas horas de duração, a jovem Emy receberá alguns jovens artistas, que considera de irmãos da música. 

Em conversa com Mindelinsite, a jovem artista explica que este primeiro espetáculo era suposto aconteceu em dezembro, mas alguns imprevisto ditaram o seu adiamento para agora. A data, 01 de fevereiro, foi escolhida por coincidir com o aniversário de Sara Tavares. Também gosto de Mayra. “Vou aproveitar para fazer uma homenagem a esta artista. O concerto vai acontecer  também poucos dias depois do meu aniversário de 16 anos, 29 de janeiro,” declarou.

Publicidade

No espetáculo, com duração de duas horas, Emy Benrós vai atuar com uma banda que a acompanha desde o início e receberá alguns convidados especiais, entre os quais uma amiga que veio de Portugal para fazer um trabalho e que vai aproveitar para “dar uma canja”. “Tenho ainda o meu irmão Pierre, que vai também cantar algumas músicas. Somos irmãos de música, não de sangue.”

Versátil, a jovem canta em português, crioulo, inglês e francês, muito por conta da sua aptidão por línguas. “Aprendi sozinha, mas entre as várias línguas safo-me melhor no inglês. As pessoas me perguntam como consegui a minha paixão por cantar em inglês. É algo que faço desde há muitos anos. Lembro do meu pai ir me buscar na escola primária e no rádio do carro passava clássicos em inglês. Acompanhava as canções, não num inglês correto mas afinado.”

Publicidade

Garante que nunca investiu em aulas particulares para se aprimorar, limitando-se ao inglês aprendido na sala de aula. “Mas assisto muitos vídeos e escuto muitas músicas em inglês. Neste momento já tenho muitos artistas que me inspiro e que me identifico mais com os seus gêneros, porque sou eclética. Também gosto de tocar alguns instrumentos, violino, guitarra e teclado.”

Sobre este particular, a jovem explica que, com nove anos, começou a frequentar a aulas de violino, que interrompeu devido a algumas situações alheias à sua vontade. Continuou a tocar em casa e a aprimorar. Posteriormente, voltou para a guitarra e mais recentemente para o piano. Aluna do 10º ano da escola secundária Jorge Barbosa, a jovem admite que já sonhou com outras profissões.  No entanto, atualmente tem certeza que quer ser uma artista, estar no palco. 

Publicidade

Neste momento, diz, já toca e canta em alguns espaços no Mindelo, escolhidos a dedo, caso do Metalo ou em eventos institucionais, tendo em conta que, por ser menor, precisa salvaguardar a sua imagem. E sempre está acompanhada da mãe ou de alguma outra pessoa responsável. 

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo