Pub.
Social
Tendência

Roma inaugura segundo monumento em memória do jovem Willy Duarte 

Pub.

A Comune de Colleferro, na cidade metropolitana de Roma, inaugura esta segunda-feira, 20, um monumento em memória do jovem Willy Duarte Monteiro, assassinado no dia 06 de setembro de 2020 pelos irmãos Bianchi. A data é emblemática porque coincide com o aniversário do malogrado.  

A partir de agora, a Comune de Colleferro dedica a data ao jovem Willy, considerando-o um Dia de Respeito. Conforme a programação, está previsto uma reunião na praça, seguido da inauguração do monumento, intervenções institucionais e encontro com estudantes do Liceu Marconi para a “Jornada de Respeito”. A inauguração deste monumento, refira-se, sucede a da escultura assinada pelo artista Agostino Russo, em dezembro de 2023, na cidade de Paliano, onde Willy foi assassinado.

Publicidade

Willy, recorda-se, foi esmurrado e pontapeado por um grupo de jovens ao tentar proteger um colega durante uma discussão. Na altura, quatro jovens chegaram a ser detidos. Os dois irmãos, Marco e Gabriel Bianchi, foram condenados à prisão perpétua em abril de 2023 e os dois cúmplices a 23 anos. Na segunda instância, a pena dos dois irmãos foi reduzida para 24 anos de prisão efectiva. 

Escultura assinada pelo artista Agostino Russo, inaugurada em dezembro de 2023, em Paliano,

Esta decisão entristeceu a comunidade cabo-verdiana residente em Itália, que tinha regozijado com a pena de prisão perpétua, considerando-a “uma justa condenação”. Agora em janeiro, a justiça voltou a atualizar a condenação para prisão perpétua, sem reconhecimento de “circunstancias genéricas”, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral do Tribunal de Recurso de Roma. 

Publicidade

Durante a audiência realizada no dia 16 de janeiro último, o Procurador Geral argumentou que os irmãos Bianchi nunca se arrependeram do crime cometido. Na sua acusação, o Procurador Geral afirmou: “A morte de Willy é um fato indecente tanto pela forma como ocorreu quanto pelos motivos”.

Willy Duarte Monteiro, recorda-se, tinha 21 anos e estava bem integrado na comunidade. Era filho de Lucia Duarte e Armando Monteiro, ambos naturais da ilha de S. Nicolau.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo