Governo aprova Acordo de Financiamento com Associação Internacional de Desenvolvimento no valor de 40 milhões de dólares
O governo aprovou, através de decreto, um acordo de financiamento do Projecto para a melhoria da conectividade e das infraestruturas urbanas, com a Associação Internacional de Desenvolvimento, no valor de 40 milhões de dólares. Este acordo irá beneficiar alguns municípios, caso de São Vicente, com a requalificação urbana e ambiental de Fernando Pó e Covada de Bruxa.
Em um comunicado, o Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH) explica que, com foco no desenvolvimento sócio-económico, o Governo estabeleceu no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2022-2026, como uma das metas a infraestruturação do país. Acredita que o investimento no sector tem um efeito multiplicador no crescimento económico.
“Leva a geração de emprego, como também gera oportunidades econômicas por via da conectividade e do acesso aos serviços, permitindo diferenciação intrassectorial da economia e em especial do turismo”, refere, realçando que, com vista a impulsionar mudanças e acelerar o desenvolvimento sustentável, combinando a modernização de infraestruturas, inclusão social e resiliência climática, sustentado nas potencialidades e necessidades de cada município.
O acordo, prossegue, contempla a reabilitação urbano e ambiental de Fernando Pó e Covada de Bruxa em São Vicente, Rincão em Santa Catarina, Achada Igreja em São Salvador do Mundo, Centro Histórico da Ribeira Brava, orla marítima de Praia Baixo, Queimada Guincho e Tarrafal de São Nicolau.
Ainda, a construção da estrada Pingo Chuva-Saltos/Arriba em Santa Catarina, da estrada de penetração na Ribeira de Caibros na Ribeira Grande de Santo Antão, a reabilitação da estrada Fundura-Ribeira da Barca em Santa Catarina e da estrada de Igreja em São Miguel, a construção da estrada Ribeira Fria-Ribeira dos Botes no Porto Novo, da circular de Cidade Velha-Bota Rama Salineiro e a construção da estrada Juncalinho – Carriçal na Ribeira Brava.
Diz a nota que o MIOTH é o responsável pela concepção e execução dos projectos e arranjos institucionais associados, pela comunicação e socialização até a divulgação dos resultados. A Infraestruturas de Cabo Verde (ICV), Estradas de Cabo Verde (ECV) e Unidade de Gestão de Projetos Especiais (UGPE) respondem pela aquisição dos serviços de consultoria, bens e obras.