Governo está atento e a monitorar surto de vírus respiratório na China
Ministério da Saúde reuniu com representando do Escritório da OMS
O Ministério da Saúde informa que está a recolher informações e a monitorar a evolução do surto de metapneumovírus humano (HMPV) na China, que está a causar infecções respiratórias, especialmente entre crianças. Não se trata de um vírus novo e causa infecções leves, pontua.
Publicidade
De acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo Ministério da Saúde, as autoridades sanitárias nacionais estão a acompanhar e a monitorar o registo do aumento das infeções respiratórias que se regista no norte da China e que ganhou manchete na imprensa internacional nos últimos dias. Na sequência, diz, realizou uma reunião na com a Representação do Escritório Local da Organização Mundial da Saúde (OMS), para melhor conhecimento e análise da situação.
“O que se sabe é que não é um vírus novo e causa infeções, na maioria dos casos, leves. O vírus da HMPV (metapneumovírus humano) pertence a uma família bem caracterizada por causar infeções respiratórias ou gripes. Foi descoberto em 2001 na Holanda e, desde então, tem sido registado casos em países dos vários continentes”, refere a nota, que destaca ainda o facto da própria Organização Mundial da Saúde estar também a monitorar a situação.
“Vamos continuar a seguir com atenção, para ver quais serão as orientações que serão emanadas. Até o momento, pelas informações disponíveis, não existe motivo de preocupação pois, nesta época do ano, ou seja, no inverno, as infeções respiratórias têm tendência a aumentar”, sublinhou, acrescentando que as autoridades sanitárias estão a acompanhar a evolução desta situação.
Segundo o MS, o Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças publica relatórios semanais sobre a monitorização de doenças semelhantes à gripe e que esta é uma situação esperado para esta época do ano (inverno do hemisfério norte), onde há um aumento de infeções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, vírus Sincicial Respiratório e metapneumovírus humano (hMPV).
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA revelam que os sintomas mais comuns do metapneumovírus são tosse, febre, congestão nasal, falta de ar e, nos casos mais avançados, bronquite ou pneumonia. O período de incubação do vírus é de três a seis dias, e a duração média da doença pode variar conforme a gravidade, mas é semelhante a outras doenças respiratórias causadas por vírus, como gripe, resfriado e Covid-19.