Músico Ya Sin apresenta álbum “Underneath D’ Garmentz” em concerto Jazz Verde no CCM
O musico e criativo visual Ya Sin, que cresceu no bairro de Amadora em Portugal, estará em concerto Jazz Verde para apresentar o seu álbum “Underneath D´Garmentz” no próximo dia 30 de novembro, sábado, no Centro Cultural do Mindelo.
Ya Sin, diz o CCM em nota, é um artista emergente, originário de Cabo Verde, que tem esculpido o seu caminho artístico entre os géneros de R&B, Neo Soul e Cabozouk. Destaca-se pela sua voz versátil, uma mistura única de crioulo, português e inglês, dentro de um estilo de escrita cativante e distinto.
As letras das suas composições, prossegue, são conhecidas pela sua profundidade, introspeção e qualidade poética. “Explora temas como amor, desgosto, identidade e luta, muitas vezes pintando quadros vívidos de uma vida cheia de excessos e turbulência emocional. O seu trabalho apresenta consistentemente motivos de introspeção e vulnerabilidade”, pontua.
Apresenta o músico como um criativo visual, expandindo a sua expressão artística para a moda, streetwear e estimulando a cultura urbana. Neste setndio, em 2024, lançou o seu álbum “Underneath D´Garmentz”, que incluiu a faixa “Amends” na banda sonora da terceira série de Morangos com Açúcar.
Neste álbum, o artista mergulha em gêneros como R&B, Neo Soul, Cabozouk, Reggae, House e Afrobeat. Entre as faixas destacam-se “Work it”, “MOKANA” e “Pace”, refletindo a diversidade e profundidade da sua musicalidade. “Ele cria uma estética visual consistente de diferentes universos para complementar a ideia de patchwork simbolizada na sua arte. Esta narrativa visual adiciona profundidade à sua música, envolvendo o público numa experiência artística mais ampla”, detalha.
Em termos de experiência, Ya Sin atuou nos festivais Clarão e MIL Lisboa com a banda Love Core. Também fez parte do grupo Jazz Opa, com quem já se apresentou na Biblioteca de Marvila, CCB – Festa do Jazz, Titanic ou Capitólio – Lisboa Mistura. Participou ainda no show “Grito de Liberdade” organizado por Nerve, que surgiu em quatro dias no estúdio da Casa da Cultura de Setúbal.
Embora seja principalmente conhecido pelo seu trabalho a solo, conclui, Ya Sin também colaborou com vários artistas de diferentes géneros, incluindo Tayob J, Iamkennis, Stella, Cley Rossana, e os DJs Young Boda e Fabz. Nestas colaborações destacam-se frequentemente aspetos únicos da sua arte.