Morreu João Simão da Silva, conhecido pelo nome artístico Marco Paulo, cantor de sucessos como ‘Eu Tenho Dois Amores’, ‘Taras e Manias’ e ‘Maravilhoso Coração’. O artista de 79 anos, cujas musicas eram também muito apreciado em Cabo Verde, travava uma longa luta contra o cancro.
O cantor estava em repouso devido à um cancro do fígado, que lhe foi diagnosticado em fevereiro e apresentava um prognostico mais critico, e um outro no pulmão, que estava controlado. O estado de saúde do cantor ter-se-á agravado nas últimas semanas tendo sido internado na semana passada. Recomendado a descansar, Marco Paulo faltou à última gala dos Globos de Ouro, sendo-lhe prestada homenagem, e tinha retomado a quimioterapia a semana passada.
Para trás fica a carreira de mais de 50 anos e 70 discos. O maior êxito do artista foi lançado em 1980 com o tema “Eu Tenho Dois Amores” a vender mais de 195 mil discos. No último ano, o artista lutou contra um cancro no fígado, que nunca lhe deu tréguas. Soube do último quando era informado sobre o estado do cancro no pulmão diagnosticado em 2022.
Em fevereiro deste ano, Marco Paulo admitiu que vivia “um dia de cada vez”. Com o problema no pulmão “adormecido”, contou que a quimioterapia contra um novo cancro era “menos agressiva em comparação com às anteriores”, o que lhe dava “mais qualidade de vida”. Ainda em agosto de 2023, foi obrigado a cancelar espetáculos devido cancro no pulmão. “O meu pulmão ainda não está em condições para aguentar ensaios e um espetáculo de duas horas”, confessou
Marco Paulo nasceu em 1945, em Mourão, no Alentejo. O primeiro disco do cantor foi lançado em 1978, destacando-se o single “Canção Proibida/Ninguém Ninguém” mas foi em 1980 que a canção “Eu Tenho Dois Amores” fez do cantor um sucesso incontornável.
C/Agências de notícias