O Boletim Epidemiológico da Dengue divulgado na quinta-feira, 19, revela que o país contabiliza 141 casos suspeitos e 68 confirmados da doença. Apesar de não haver registo de pessoas hospitalizadas, foram notificados dois óbitos, sendo um no concelho da Praia e outro nos Mosteiros.
De acordo com o comunicado, Cabo Verde soma, desde o início da epidemia, um total de 6.568 casos suspeitos, dos quais 4.146 foram confirmados. Foram reportados dois óbitos, sendo um na Praia e outro nos Mosteiros. Já Santo Antão e São Nicolau continuam sem registos de contaminações.
O município da Praia continua a liderar em número de casos no país, com 4.283, seguido de Mosteiros, com 759, e de São Filipe, com 720. Foram nestes concelhos que também foram confirmados o maior número, sendo 3.075 na capital, seguida de 341 nos Mosteiros e 272 em São Filipe.
São Vicente tem até agora quatro infectados importados de dengue. Não há registo de casos autóctones, de acordo com informações avançadas pelo delegado de Saúde, Elísio Silva. Mesmo assim, como forma de prevenção, a Delegacia de Saúde realiza neste sábado, 21, uma campanha de limpeza na ilha, com concentração às 7h30 nos centros de saúde.
O propósito é manter a ilha limpa e evitar o ambiente propício à criação e proliferação do mosquito transmissor da dengue. Para que se alcance os objectivos preconizados, Elísio Silva diz esperar boa adesão da população a esta iniciativa e apoio dos militares do Comando da 1ª Região Militar, da Câmara Municipal e de empresas, na disponibilização de meios humanos e materiais.