Faleceu na noite de terça-feira Eugénio Inocêncio, ex-combatente da Liberdade da Pátria, ex-embaixador e vice-presidente da Câmara de Turismo de Cabo Verde, vítima de doença oncológica. Dududa, que estava em tratamento em Lisboa, era economista de formação, escritor e jornalista.
Eugénio Inocêncio foi um dos parlamentares do primeiro legislativo cabo-verdiano. Na carreira diplomática foi embaixador em Portugal, França e Espanha. Mas ficou a ser conhecido em C. Verde como “Embaixador Estrela” devido as despesas avultadas que efectuou enquanto exercia o cargo em Portugal. No sector empresarial, presidiu a Associação de Turismo de Santiago e ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara de Turismo.
Em 2017, estreou-se na literatura com o romance “Múrcia”, onde rompe com o paradigma tradicional da literatura cabo-verdiana, abordando temas como homossexualidade e terrorismo cultural. Na sequência, publicou ainda a obra “Depois das Mangas vêm os abacates”, apresentada em 2022.
Numa curta publicação nas suas redes sociais, escreveu Gualberto do Rosário: ‘Há três meses acertamos planos; hoje estás nos braços do Pai. É assim a vida, meu amigo do peito, meu irmão. Minha alma chora, meu coração sangra. RIP Eugénio, Dududa, como gostavas de ser chamado.”
Aos familiares e amigos, este jornal endereça as mais sentidas condolências.