O Centro de Coleta e de Registo de Dados Policiais (DACORE) realiza duas acções formativas de especialização destinada aos seus colaboradores, em articulação com funcionários da Interpol. Estas formações visam a consolidação do projeto WAPIS/SIPAO (Sistema de Informação Policial da África Ocidental) em Cabo Verde e a execução do plano de atividades do ano 2024.
Esta capacitação é realizada na vertente teórica e prática e decorre em duas sessões, sendo que a primeira termina na sexta-feira, 6 de setembro. A segunda está marcada para próxima semana, entre os dias 9 a 13, é dirigida aos pontos focais do programa, ou seja, inspetores da PJ, agentes da Polícia Nacional, IGAE, Ministério das Finanças e a Direção Nacional das Receitas de Estado.
O Sistema de Informação Policial para a África Ocidental (WAPIS), diz a PJ, visa responder aos desafios em termos de segurança que os países da África Ocidental enfrentam. Isto porque permite uma recolha eficaz de informações policiais por meio de um sistema nacional centralizado que proporciona a possibilidade de troca de informações recolhida ao nível nacional, regional e internacional.
A Cerimónia de Abertura que aconteceu na sala de formação sito na Polícia Judiciária (PJ), foi presidida pelo Diretor do CCRDP, José Ramos e dos formadores Stephane N´Guessan e Toumani Sadio.