A Academia Jotamont recebe esta sexta-feira, 30, um concerto de Frank de Pina, que está radicado há muitos anos nos Estados Unidos. Acompanham este instrumentista, cantor e compositor natural da ilha Brava os artistas Jaqueline Fortes e Constantino Cardoso, Calú Moreira e Manuel d’ Cantinho.
O espetáculo terá inicio às 21 horas e promete memorável, tendo em conta os artistas que vão atuar, todos com bom palmarés na música nacional. Mas os holofotes vão estar focados especialmente em Frank de Pina, baterista, cantor e compositor com uma rica discografia e passagem por vários grupos.
Frank de Pina começou a sua carreira artistica muito cedo. Ainda adolescente, participou como baterista do grupo “Os Vulcânicos”. Mais tarde, integrou “Os Camponeses, em São Domingos, ilha de Santiago. Mudou-se para São Vicente e, após o 25 de abril, para Portugal, onde trabalhou em serralheria-mecânica e integrou o grupo “Seis Crioulos”, escreve o site caboverdeonline.
Inquieto, em 1975, o artista mudou-se para os Estados Unidos integrou o grupo Unidos de Cabo Verde e, depois, Cabo Verde 77, que fundou com Carlos Mendes. Mais tarde apareceu no Tabanka JDjazz, grupo criado nos EUA, antes do homônimo da Guiné Bissau. Participou ainda do grupo Arpa Sound, com Zerui de Pina. Como vocalista, está no album Sonho, de 1991 do Ice Band.
Em 1983 iniciou uma carreira a solo e gravou os LPs Mokeros. Seguiu-se Frank de Pina (1984), Spedjo di nos alma (1986), Ansiedade (1990), Bis ôtu bés (1996) e Viravolta dum vaivém (2000), com mornas, coladeiras e funanás. Atualmente, atua de forma esporática e, de passagem por Cabo Verde, foi convidado pela Serenata Produções para este concerto no Jotamont, junto com convidados.