Um incêndio florestal de rápida propagação, com chamas de 25 metros alimentados por ventos fortes, deflagrou sem tréguas perto de Atenas esta segunda-feira, queimando árvores, casas e carros. As autoridades determinaram a evacuação de hospitais e de pelo menos 11 cidades e aldeias.
Centenas de incêndios florestais deflagraram em toda a Grécia desde Maio desde ano, mas ganharam força no domingo. As forças da proteção civil a travaram uma batalha época durante toda a noite, mas o fogo continua a espalhar-se rapidamente e dirige-se para Penteli.
De acordo com as autoridades, em Penteli, a cerca de 15 quilômetros de Atenas, cinco comunidades e dois hospitais foram evacuados, sendo um pediátrico e outro militar. Oito pessoas foram hospitalizadas por problemas respiratórios.
Mais de 500 bombeiros apoiados por voluntários e 152 veículos foram mobilizados, e 29 aviões sobrevoaram a área desde o amanhecer. Estes Os incêndios levaram o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis a interromper as férias para regressar a Atenas na noite de domingo.
Foram comunicados cerca de 40 incêndios nas últimas 24 horas. A maioria, 33, foram extintos antes de se propagarem, segundo o corpo de bombeiros. Temperaturas de 39 graus°C e ventos superiores a 50 km/h são ainda esperados esta segunda-feira, de acordo com os serviços meteorológicos.
O Observatório Nacional de Atenas informou que Grécia viveu o mês de julho mais quente desde que os registos começaram a ser feitos em 1960. A temperatura média fixou-se nos 27°C, 2,9 graus acima do valor médio registado no mesmo mês entre 1991 e 2020.
C/Agências