O Comando Regional da Polícia Nacional de São Vicente vai receber 30 agentes da Boa Vista, Sal e Santo Antão para reforçar a segurança do Festival Internacional da Baía das Gatas e do centro da cidade do Mindelo. No total, estarão envolvidos no Plano de Segurança 246 agentes, dos quais 216 do Comando local. Estes terão ainda apoio das câmaras fixas e móveis.
O plano operacional de policialmente da Polícia Nacional foi divulgado esta sexta-feira. Segundo o porta-voz da PN, Elvis Leite, este plano divide-se em sectores de ordem pública, fiscalização rodoviária e das zonas balneares e polícia marítima. “No âmbito da ordem publica, teremos como principais objectivos assegurar o policiamento de proximidade no âmbito de festival e definir postos de patrulhamento móveis reforçados com agentes a paisana, com a missão de prevenção e vigilância.”
O propósito, frisou, é prevenir furtos e roubos nas barracas, tendas e fiscalizar os locais de estacionamento de veículos. Paralelamente, a polícia promete fiscalizar o consumo do álcool por parte de menores, vigiar e controlar indivíduos suspeitos, adoptando medidas preventivas e cautelares previstas na lei. “Garantiremos a segurança de todos os artistas do palco, bem como dos materiais e equipamentos sonoros, assegurar a ordem na praia através de patrulhamentos apeados em todos os sectores, em especial aos banhistas”, esclarece.
Com fundamento e assente na prevenção, prossegue o superintende Elvis Leite, a PN realizará revistas e buscas, procurando armas brancas ou de fogo. Este garante, no entanto, que haverá forte policiamento na Baia das Gatas, mas também na cidade e nos arredores, dando especial atenção as zonas mais sensíveis, através de rondas regulares, refere Elvis Leite.
Vigilância e fiscalização
Em relação ao trânsito, a Policia Nacional promete realizar operações de vigilância e fiscalização diurnas e nocturnas, com objetivo de prevenir acidentes, assegurar a inviolabilidade das vedações na área do festival, disciplinar a circulação, especialmente na estrada cidade-baia-cidade. Ainda: regular o estacionamento, controlar o transporte de passageiros nos veículos.
“Teremos uma forte fiscalização na condução sob efeito do álcool. Vamos prevenir e evitar qualquer situação que possa intervir de forma negativa na circulação rodoviária”, pontuou, realçando que, para isso, serão criadas equipas multisectoriais, designadamente brigadas de patrulhamento e de resposta e apoio directo às solicitações da população; de patrulhamento móveis, apeados e autos, brigadas de fiscalização de barracas e tendas; de fiscalização do trânsito e de investigação criminal.
De acordo com Elvis Leite, o plano vai vigorar de 13 a 19 de agosto, com o mesmo modelo de policiamento adoptado nas edições anteriores. Mas este ano vai dar especial atenção ao policiamento de proximidade. Para isso, terá como apoio das câmaras de video-vigilâncias fixas e mais dois postos móveis. Estes dois postos terão dois agentes a fazer a monitorização dentro da Baia das Gatas, enquanto os postos fixos serão monitorados a partir do Centro de Comando.
Às pessoas que vão estar nesta estancia balnear, a PN sugere precauções antes de sairem de casa, no que tange a segurança física das suas residências e dos seus bens. Aconselha, por outro lado, a terem em atenção o abandono de menores em casa. Em suma, admite que esta é a altura propicia para os meliantes praticarem furtos e roubos em residência, por isso a máxima cautela.