Pub.
Social
Tendência

Bombeiros de SV suspendem greve após Edil prometer desbloquear promoções e concurso para recrutar novos soldados da paz

Pub.

Os Bombeiros de São Vicente recuaram na decisão de realizar uma greve por altura do Festival da Baía das Gatas, após em encontro urgente entre o Siacsa e o presidente da Câmara Municipal, Augusto Neves, que concordou em desbloquear as promoções congeladas desde 2012 e avançar com um concurso para recrutamento de novos soltados da paz. O timing para resolver estas questões é de apenas um mês, ou seja, por ocasião das festas da padroeira da freguesia e da corporação, 08 de setembro, os bombeiros já vão receber as novas patentes.

De acordo com Heidi Ganeto, o edil atendeu à solicitação de um encontro urgente, que visava discutir a situação dos bombeiros e assim evitar o pré-aviso de greve. O encontro aconteceu na tarde de segunda-feira e, afirma, houve grande abertura por parte de Augusto Neves. “O presidente deu ordens para se avançar com as três promoções devidas aos bombeiros e disse que o assunto terá de ser resolvido rapidamente. Para isso, foi criada uma comissão e o Siacsa vai entregar esta quarta-feira a sua proposta à esta comissão. Vamos trabalhar nas avaliações e, na sequencia, saberemos quais promoções serão atribuídas por forma a corrigir uma situação que se arrasta desde 2012.”

Publicidade

Em termos salariais, entende o coordenador do Siacsa que o descongelamento das promoções vai se traduzir num aumento salarial significativo, o que o leva a avaliar de positivo o encontro. E mais ainda porque, afirma, o acordo vai enquadrar os bombeiros que estão em casa em pré-reforma. “Estes soldados da paz têm pelo menos duas promoções em atraso e também vão ser contemplados. Na cerimonia do dia 8 de setembro, todos vão receber as novas patentes e, no caso dos que estão em casa, vai permitir que o seu processo de reforma finalmente seja efectivado”, assegura Heidi Ganeto. 

Outra promessa feita pelo presidente da CMSV é o lançamento do concurso para recrutamento de novos bombeiros, também a concretizar no dia da padroeira da corporação dos bombeiros de São Vicente. Sobre este particular, Heidi Ganeto explica que o presidente alegou desconhecer o teor do acordo assinado em dezembro do ano passado, em sede da Direção Geral do Trabalho, e que levou a suspensão da greve agendado para o final do ano de 2023. 

Publicidade

Na altura, explica o coordenador local do Siacsa, foi acordado que, com a entrada em funções da nova Directora de Recursos Humanos da CMSV, seria lançado o concurso para contratação de mais soldados da paz, tendo em conta o enorme défice existente na ilha de São Vicente. “Foi um encontro com um ponto único, a situação dos bombeiros de S. Vicente,” assegura Ganeto. 

Em relação às reivindicações dos funcionários do Saneamento da CMSV, este dirigente sindical explica que, com a entrada em vigor do Plano de Carreira, Funções e Remunerações, estes tiveram um aumento salarial de quatro mil escudos, pelo que atualmente auferem um salário mensal de 19 mil escudos.  Quanto aos prestadores de serviço, a nova lei não permite às câmaras municipal terem trabalhadores nesta condição. No caso da CMSV, vai abarcar mais de duas centenas de trabalhadores do sector de Saneamento, que vão ser enquadrados e passarão a usufruir de todos os direitos laborais. 

Publicidade

Já em termos de equipamento – fardamentos, luvas e calcados -, o edil alegou que, por conta da difícil situação financeira da CMSV, que está em regime de duodécimo, não vão conseguir atender as reivindicações. Este informou no entanto que a Câmara vai receber em breve viaturas novas.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo