O ministro das Comunidades, Jorge Santos, e o empresário musical Augusto “Gugas” Veiga vão assumir as pastas do Mar e da Cultura e Indústrias Criativas, respetivamente, após saída de Abraão Vicente, para concorrer às autárquicas de 2024. O anuncio foi feito pelo Presidente da República, José Maria Neves, numa curta publicação na sua conta no facebook.
“Com a saída de Abraão Vicente do Governo, para concorrer às autárquicas, nomeei esta tarde, sob proposta do Primeiro Ministro, Jorge Santos, Ministro do Mar, e Augusto Veiga, Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas”, escreveu o Chefe de Estado, revelando que Jorge Santos, que foi presidente da Assembleia Nacional, vai acumular as pastas das Comunidades e do Mar.
Já o empresário e promotor musical “Gugas” Veiga, até agora diretor-geral do Atlantic Music Expo (AME), a maior feira de música do arquipélago e que recentemente recebeu um financiamento anual do Governo, no valor de 12 milhões de escudos, para os próximos cinco anos, vai ser o próximo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde.
Tanto o político como o empresário vão assumir as pastas de A. Vicente, que saiu do Governo em finais de julho para ser o candidato do MpD às eleições autárquicas deste ano no município da Praia. Este vai defrontar Francisco Carvalho (PAICV), que governa a capital a quatro anos.
O agora ex-governante, recorda-se, acumulava desde dezembro de 2021 as funções de ministro da Cultura e Indústrias Criativas, com a pasta do Mar, com residência em Mindelo. As eleições autárquicas deverão acontecer nos próximos meses de outubro ou novembro do corrente ano.