Os administradores-delegados do Portos da Praia e do Porto Grande em São Vicente marcaram presença num colóquio realizado pelo Fórum Macau, em colaboração com a Universidade da Cidade de Macau sobre portos e logística na Era digital para os Países de Língua Portuguesa.
Em comunicado, a Enapor informa que a conferência decorre da promoção do desenvolvimento conjunto da China e dos PLP e contou com com a participação de 14 funcionários, técnicos e executivos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
No caso do arquipélago, esteve representado pelos Administradores-delegados do Porto da Praia, Nelson Freire, e do Porto Grande, Edmar Santos. “O objetivo do evento foi proporcionar uma maior experiência no domínio da inovação, centrando-se nas novas tecnologias”, especifica.
Os formandos participaram de palestras e discussões em torno de temas como “O Papel de Macau como Plataforma entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, “Introdução às Tecnologias de Portos Inteligentes e Logística na Era Digital”. Ainda: ”Sustentabilidade e Eficiência na Logística Portuária”, “Segurança Cibernética e Proteção de Dados nos Portos Inteligentes”.
Visitar o Secretariado Permanente do Fórum de Macau, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento, a Direção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico e a Direção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água. Em Shenzhen visitaram o Porto de Mawan e empresas locais, e efetuaram intercâmbios com departamentos e organizações em Hengqin.
O colóquio teve lugar em Macau, Shenzhen e na Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin.