Pub.
Pub.
Cultura
Tendência

Monólogo “Cabral: Um legado de Liberdade” em estreia no CCM

Hugo Paz estreia como autor, em parceria com o encenador Yannick Fortes, o monólogo “Cabral – Um legado de Liberdade”, que vai ser apresentado no próximo dia 04 de julho no Centro Cultural do Mindelo, em celebração aos 49 anos da independência e 100 anos do nascimento de Amilcar Cabral. A peça será reposta no dia 07 de julho, no Palácio da Cultura, na cidade da Praia. 

O espetáculo foi apresentado, em conferência de imprensa, pelo encenador Yannick Fortes e pelo ator Hugo Paz. Trata-se de uma iniciativa individual, com apoio da Companhia 50 Pessoa e da Fundação Amilcar Cabral, e financiamento do Ministério da Cultura. “A peça é uma reflexão sobre o legado de Cabral e o seu impacto na sociedade atual. O espetáculo é feito em comemoração ao centenário de Amílcar e estreia no dia 04, véspera da independência, como forma de comemorar o 05 de julho.”  

Publicidade

Escrito e montado por dois jovens da geração pós-independência, Yannick alega que, com esta peça fazem uma reinterpretação de A. Cabral e de todo o seu percurso, do ponto de vista da juventude. “Com este espetáculo, perguntamos e tentamos compreender a pessoa. Não vamos ter uma personagem a interpretar A. Cabral, mas sim um personagem que faz uma reflexão sobre o impacto desta personalidade na historia e na independência de Cabo Verde e Guiné Bissau”, clarifica. 

No palco vai estar o ator Hugo Paz, acompanhado pelo guitarrista Marino Mota, que vai interpretar alguns temas revolucionários: “Levanta braço”, “05 de julho”, “Regresso”, “Cabral ka morre”. Hugo Paz vai atuar, cantar e dançar, durante pouco mais de 50 minutos, uma responsabilidade que ambos assumem, apesar do nervosismo e ansiedade para transmitir a mensagem e representar Cabral.

Publicidade

Acostumado a atuar, Hugo Paz arrisca na dramaturgia, com a escrita e montagem desta peça que, afirma, surgiu da necessidade de conhecer melhor a história, sobretudo da independência. “Entrei em contacto com o Yannick, que é dramaturgo e encenador, e ele me ajudou a construir este espetáculo. É uma experiência nova, mas queria experientar algo diferente e ver se é um caminho que posso seguir.”

Para isso, fizeram um trabalho aprofundado de pesquisas que, segundo Hugo, o ajudou a compreender a complexidade de Cabral. “Tivemos acesso a muitos materiais sobre A. Cabral, desde livros, artigos, estudos académicos e cartas a Helena Maria Rodrigues, que nos deram uma perspectiva diferente. A partir destes materiais fizemos uma construção dramatúrgica. Também utilizamos os escritos do próprio Cabral, pensamentos, poesias e analises.”

Publicidade

No final, tanto Yannick como Hugo centraram-se na forma como A.Cabral era visto tanto no país como fora. “Mesmo estando fora, estava no pensamento das pessoas. Vemos isso em Testemunho de um Combatente há várias passagens e reflexões sobre Cabral. Em um deles, que vai ser lido em cena, Hugo reflete sobre a forma como era encarado em Cabo Verde e o autor refere que qualquer pessoas que viam numa ribeira, imaginavam ser Cabral disfarçado. Através da visão diferente que construimos o texto. Vamos ter um Cabral numa perspectiva mais humana, a convivência, percurso, etc.”

Tudo isso, concluiu, para levar as pessoas a refletirem e lembrarem da história de Cabo Verde e levar, sobretudo os jovens, a pesquisarem mais para entenderem a luta promovida por Cabral e seus companheiros e que conduziram a independência nacional. Após a estreia em São Vicente no dia 04 de julho, vai ser reposta no Palácio da Cultura Ildo Logo, no dia 07.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo