Pub.
Social
Tendência

Associação Porto Solidário realiza atividades lúdicas e pedagógicas com crianças da Ribeira Bote

Pub.

A Associação Porto Solidário de Portugal regressou a São Vicente para realizar mais uma missão com crianças, em parceria com a Associação Recreativa e Comunitária Criança d’ Soncent (ARCS). Durante uma semana vão levar a cabo atividades lúdicas e pedagógicas, pintar oito casas de tambor e promover formações sobre saúde sexual com as mães.

Ao Mindelinsite, a presidente do “Porto Solidário” explica que esta visita ocorre após um primeiro contacto em 2023 com outras associações, sendo que este ano estão centrados na Ribeira Bote. “Vamos trabalhar com as crianças e com as mães. Iniciamos agora com a hora do conto e com atividades físicas, mais precisamente com karaté. No período da tarde vamos repetir o programa para as crianças que estão na escola de manhã”, revelou Teresa Ponte. 

Publicidade

Ao longo desta semana, as crianças vão poder desfrutar e participar de outras ações lúdicas e pedagógicas, seguidas de lanches. Por exemplo, pontua, vão pintar um moral na comunidade e pelo menos oito casas de tambor. “Iremos fazer pinturas normais em algumas casas que precisam e, em outras, iremos fazer os logotipos das duas associações, Porto Solidário e ARCS. E as crianças vão participar nas suas pinturas para dar mais vida e cor a esta comunidade.” 

Do programa constam ainda um passeio com as crianças à praia de Cova d’Inglesa. Já com as mães, as representantes da Associação Porto Solidário – quatro professoras e uma assistente social – vão trabalhar a parte das doenças sexualmente transmissíveis. “Vamos falar da medicação, das febres e feridas, e também dos preservativos. Vamos distribuir alguns e explicar como usar”, diz Teresa Ponte, que se assume uma apaixonada por São Vicente e que promete voltar. 

Publicidade

De acordo com o presidente da ARCS, Ronaldo Santos, esta é uma parceria que vem do ano transato e que resultou nas atividades agora em curso. “Criamos uma amizade e podemos dizer que Porto Solidário é uma grande parceira da nossa associação. O objectivo comum é ajudar a nossa comunidade, sobretudo as crianças, porque reconhecem e gostam do nosso trabalho.”

Ronaldo Santos explica que a expectativa é ter 25 a 30 crianças nos períodos de manhã e a tarde, alternado com os horários escolares. “Estão aqui presentes crianças com as quais a ARCS trabalha regularmente, mas todos que aqui vierem serão bem recebidos. Ninguém vai ficar de fora”, diz este líder associativo, que acredita que esta é uma oportunidade para as crianças apreenderem as novas ideias e dinâmicas trazidas por esta associação lusa. 

Publicidade

Quanto a pintura das casas de tambor, Ronaldo informa que foram escolhidas as que carecem realmente. Ao todo, serão contempladas oito casas de tambor, mais duas grafites com logotipos das duas associações e um desenho do artista plástico mindelense Bitu Alves.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo