A Direção Geral do Tesouro concedeu um aval à Cabnave – Estaleiros Navais para garantir um empréstimo junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), no valor de 65 mil contos. O prazo da operação é de 63 meses, em conformidade com o período de utilização e reembolso do crédito.
Segundo a resolução n.33/2024 de 24 de abril, a Cabnave é uma empresa de capitais públicos, criada em maio de 1980, que tem por missão a reparação de navios de médio e grande porte, bem como o firme propósito de contribuir para a segurança marítima e desenvolvimento socioeconómico do país.
Diz que a empresa está em processo de remodelação e restruturação do seu estabelecimento industrial, designadamente no que tange à aquisição de novos equipamentos e à melhoria das operações de dosagem e reparação de navios, visando o aumento da sua capacitação de produção.
“Para garantir a execução dos investimentos necessários para a implementação do seu plano de atividade e orçamento previsto para 2024, a empresa precisou recorrer a um financiamento bancário no montante de 65 mil contos, a ser contratado junto do BCN, para a qual é solicitado um aval do Estado, como condição indissociável à realização desta operação financeira.”
Avança ainda que, devido a importância dos investimentos previstos para o plano de remodelação, modernização e enquadramento com as medidas de políticas governamentais para domínios dos transportes e segurança marítima, o Estado decidiu apoiar a empresa na mobilização destes recursos financeiro e no desenvolvimento das suas atividades, através da concessão do aval.
A resolução entrou em vigor no dia seguinte a sua publicação.